Cidade do Vaticano, 19 jun 2013 (Ecclesia) – O nome de São José foi inserido nas Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano através de um decreto emitido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, anunciou o Vaticano.
A decisão de acrescentar esta referência na principal oração da celebração da missa justifica-se “pelo seu lugar singular na economia da salvação como pai de Jesus”.
“São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente na missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo”, assinala o documento.
O Beato João XXIII, durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), decretou que fosse acrescentado o nome de São José no “antiquíssimo Cânone Romano”.
“Bento XVI acolheu e quis aprovar tal iniciativa manifestando-o várias vezes, que agora o Sumo Pontífice Francisco confirmou”, adianta a Congregação da Santa Sé responsável pelas questões litúrgicas.
OC