Liturgia: Agentes pastorais convidados a anunciar amor de Deus

Fátima, Santarém, 23 jul 2013 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade saudou os participantes no 39.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que decorre em Fátima até sexta-feira, e convidou-os a “saborear o amor de Deus”.

“O que é que nos traz aqui, quais são as nossas expectativas, o que é que pensamos que vamos aprender e sobretudo viver?”, perguntou D. Anacleto Gonçalves Oliveira, bispo de Viana do Castelo, na abertura da iniciativa.

Segundo o prelado, a sua resposta a esta mesma pergunta é, acima de tudo, “para saborear o amor de Deus”, o “amor infinito” de Deus que se manifesta de “inúmeras” formas, através de Jesus, e a sua resposta, também de amor.

D. Anacleto Gonçalves Oliveira explica que todos são convidados a adotar a “mesma atitude” de Maria, a irmã de Lazaro e Marta, na liturgia deste domingo: “Eu venho aqui como Maria para me sentar aos pés de Jesus, para o contemplar, ouvir, interiorizar esse amor extremo que Ele me tem”.

Esta atitude de “interiorizar” o amor de Deus conduzirá quem o sente a manifestá-lo, acrescentou o prelado, que deu o exemplo de Maria Magdala.

Na ressurreição, Maria Madalena tornou-se célebre por “ser a primeira criatura” a quem Jesus se manifestou, “numa atitude de amor extremo”, chamando-a pelo nome, e ela entendeu que a sua missão era anunciar este momento.

Desta forma, o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade deseja que este encontro origine a “mesma atitude” nos participantes, chamados a “saborear o extremo do amor do Senhor que se manifesta particularmente em todas as celebrações litúrgicas”.

O 39.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica tem como tema ‘A Liturgia cume e fonte da vida cristã’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top