Novo presidente da Associação Bíblica Portuguesa, padre Mário de Sousa, trabalha na conclusão de um projeto que nasceu em 2012
Lisboa, 05 mai 2017 (Ecclesia) – A Associação Bíblica Portuguesa (ABP) está a concluir a nova tradução da Sagrada Escritura em português e tem planeado publicar os Evangelhos e Salmos durante este ano.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ABP aponta como grande desafio para os próximos tempos a conclusão de “uma nova tradução da Bíblia, realizada a partir dos textos nas línguas originais (hebraico, aramaico e grego).
Este projeto, que envolve “dezenas de estudiosos”, corresponde a um “pedido feito pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2012 e destina-se a ser usado “na liturgia, na catequese e nos textos oficiais da Igreja”.
A Conferência Episcopal homologou no dia 26 de abril a nova direção da Associação Bíblica Portuguesa, assim como os restantes corpos sociais, eleitos na assembleia geral de 28 de fevereiro último para os próximos três anos.
Para presidente da ABP foi eleito o padre Mário José Rodrigues de Sousa, membro da Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia para a Conferência Episcopal Portuguesa.
O sacerdote tem 46 anos, é natural de Vila Real de Santo António, da Diocese do Algarve, e pároco na Matriz de Portimão.
Atualmente, para além de membro da Comissão Coordenadora da tradução da Bíblia para a CEP, é professor de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora, diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve, e preside à Subcomissão Científica do Novo Testamento.
“Na continuidade desta tradução, a nova direção da ABP tem a intenção de promover a elaboração, pelos biblistas portugueses, dum comentário desenvolvido e independente a cada livro da Bíblia, com notas filológicas, exegéticas e teológicas, algo inexistente no nosso país”, refere a mesma nota.
A ABP tem sede na Faculdade de Teologia da Universidade Católica e é formada e dirigida por biblistas disseminados por várias localidades e diferentes instituições de Portugal.
Os seus objetivos consistem em fomentar a investigação científica, o estudo e a divulgação da Bíblia e a sua estreita ligação à cultura; promover e coordenar iniciativas bíblicas de caráter nacional, regional ou local; patrocinar e apoiar publicações bíblicas e outras iniciativas de caráter científico e de pastoral bíblica.
Também promover o diálogo ecuménico com base no estudo comum da Bíblia; colaborar na preparação e na divulgação de iniciativas bíblicas entre os seus membros; integrar ações conjuntas com outras associações portuguesas de caráter similar e colaborar no campo internacional com organizações congéneres.
JCP/PR