Distinção atribuída à obra «Que coisas são as nuvens»
Lisboa, 05 mai 2016 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça vai receber hoje o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários.
A distinção vai ser entregue no município algarvio, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O padre e escritor madeirense foi o vencedor da 1ª edição do prémio, com o livro 'Que coisas são as nuvens'.
O júri do Grande Prémio de Literatura, no valor de dez mil euros, foi constituído por Casimiro de Brito, José Ribeiro Ferreira e José Cândido Oliveira Martins, tendo sublinhado "as qualidades múltiplas da obra" de Tolentino Mendonça, como "a notável abrangência temática e ideológica; a oportunidade e intemporalidade de uma reflexão sobre a cultura contemporânea”.
José Tolentino Mendonça, atualmente vice-reitor e professor da Universidade Católica Portuguesa, nasceu em 1965, onde se ordenou sacerdote em 1990, tendo-se doutorado em Teologia Bíblica.
Autor de uma vasta obra literária, José Tolentino Mendonça recebeu o prémio ‘Res Magnae 2015’, uma distinção italiana atribuída no campo da ensaística, com a obra ‘A Mística do Instante’, e foi condecorado pelo presidente da República Portuguesa em dezembro do mesmo ano com o grau de comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada
PR