Organização pede que famílias e comunidades «rezem pela recuperação de Francisco»
Lisboa, 27 fev 2025 (Ecclesia) – Grupo de católicos, promotores da vigília de oração pela saúde do Papa, que se ia realizar esta quinta-feira, 27 de fevereiro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, cancelou esta iniciativa “devido à chuva”.
“Convidamos todos, todos, todos a rezarem individualmente, em família ou comunidade o terço durante o dia de hoje! Continuamos juntos em oração pela saúde do Papa Francisco e caminhos juntos na esperança!”, informa a organização, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A vigília de oração pela saúde do Papa era uma iniciativa de leigos, apoiada pelo Patriarcado de Lisboa e pela Fundação JMJ Lisboa 2023, que ia ser presidida pelo patriarca D. Rui Valério.
“Devido a situação climática (chuva), a organização cancela a vigília de oração”, acrescenta o grupo de católicos, sobre a vigília que ia realizar no Parque Eduardo VII (junto à rotunda do Marquês), pelas 19h00 desta quinta-feira.
Durante o seu pontificado, o Papa Francisco repetiu várias vezes para rezarem por ele, “nada melhor do que no local onde nos encontrámos com o Santo Padre em Agosto 2023 para rezarmos pela saúde do nosso querido Papa Francisco!”, explicam.
O Papa está internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios que se agravaram com nova crise asmática no último sábado, no Hospital Gemelli, em Roma.
O Vaticano informou esta manhã que o Papa “dormiu bem durante a noite e agora está a descansar”, iniciando o 14.º dia de internamento.
O boletim com informações clínicas divulgado na tarde de quarta-feira registava uma “nova e ligeira melhoria” nas condições de Francisco, mantendo o prognóstico reservado, tendo sido debelada a insuficiência renal identificada nos últimos dias.
O quarto internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.
Este é já o internamento mais longo de Francisco, que em duas das três ocasiões anteriores esteve no Gemelli durante 10 dias – em julho de 2021 e junho de 2023.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
LFS/PR/CB/OC