Visita mobilizou durante quatro meses milhares de fiéis das 16 paróquias da região
Lisboa, 19 jun 2013 (Ecclesia) – A Vigararia de Mafra vai despedir-se este sábado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que, durante quatro meses, passou pelas 16 paróquias da região e mobilizou milhares de fiéis.
Segundo o programa disponibilizado pela página do Patriarcado de Lisboa na internet, a iniciativa vai incluir “uma celebração vicarial com recitação do terço, missa e procissão das velas”, presidida por D. Nuno Brás.
O tempo de oração mariana com o bispo auxiliar de Lisboa começa às 21h00, no Terreiro D. João V, em frente à Basílica de Mafra.
A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às comunidades católicas de Mafra está inserida no Ano da Fé que a Igreja Católica promove até novembro e pretende chamar a atenção para a figura de Maria como símbolo da fidelidade a Deus e a Cristo.
“Nossa Senhora foi a primeira a acreditar no seu Filho, não só como seu Filho mas um Filho que Ela entregou à humanidade”, realça o responsável pela Vigararia de Mafra. Padre Teodoro Dias de Sousa.
Em entrevista ao jornal Voz da Verdade, do Patriarcado de Lisboa, o sacerdote mostrou-se convicto de que esta visita poderá “dar mais consistência à fé” das populações locais.
No domingo, a imagem peregrina de Nossa Senhora vai regressar a Fátima, acompanhada por peregrinos da Vigararia de Mafra.
A saída da Basílica está prevista para as 10h30, e incluirá passagens pelas localidades da Paz, Murgeira, Barreiralva, Sobral da Abelheira, Azueira, Freixofeira, Turcifal, Carvalhal e Catefica.
JCP