Lisboa: Universidade Católica Portuguesa recebe homenagem D. Carlos Ximenes Belo

Cerimónia destaca «percurso em nome da fé e da liberdade» de bispo timorense

Lisboa, 01 mar 2017 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai acolher esta sexta-feira, a partir das 10h45, uma homenagem ao bispo D. Carlos Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz em 1996.

“A homenagem ‘Um percurso em nome da Fé e da Liberdade’ tem como objetivo aclamar a vida e a obra de D. Carlos Ximenes Belo, cuja voz teve repercussões a nível mundial e que ficará para sempre ligado à luta pela independência de Timor-Leste, alcançada em 2002”, informa a UCP.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a instituição explica que o evento é organizado pela Associação Académica de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Associação de Estudantes de Teologia e a Associação de Estudantes Timorenses em Lisboa, no Auditório Padre José Bacelar e Oliveira.

Segundo o programa da homenagem às 10h45 começa a visita à exposição ‘Um Percurso Em Nome Da Fé E Da Liberdade’ e às 11h15 a sessão evocativa dos 20 anos da Entrega do Nobel da Paz.

Para além de D. Carlos Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz em 1996, a sessão de homenagem conta com a presença do jornalista do Diário de Notícias João Pedro Henriques, enviado a Timor durante a ocupação indonésia.

Também vão estar presentes na homenagem desta sexta-feira o coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques, que promoveu a iniciativa ‘Missão Paz em Timor – Lusitânia Expresso’, e D. Duarte Pio de Bragança, que foi o rosto da Campanha ‘Timor 87 Vamos Ajudar’.

O contributo português na formulação da Constituição de Timor-Leste é o mote para as intervenções dos docentes da Faculdade de Direito da UCP, Jorge Miranda e Gonçalo Matias, que vão fazer uma “retrospetiva da recente realidade internacional timorense”.

O encerramento da sessão de homenagem é da responsabilidade da reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e da embaixadora de Timor-Leste, Maria Paixão da Costa.

O bispo D. Carlos Ximenes Belo, que lutou pelos direitos e pela paz dos timorenses e foi aluno da Universidade Católica Portuguesa na década de 70, vai presidir à Eucaristia, a partir das 13h00, na Capela de Santa Maria, Sede da Sabedoria.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top