Lisboa: Universidade Católica Portuguesa apresenta nova imagem em sessão do Dia Nacional

Reitora da instituição refere que «novo logo mostra-se como um gesto de fidelidade dinâmica enquanto se reexprime para o novo tempo»

Lisboa, 06 fev 2026 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresentou hoje um novo logotipo, na sessão do Dia Nacional da instituição, que decorreu esta tarde, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.

“Quando olhamos para a identidade visual de uma instituição, vemos também o que ela representa. A identidade institucional de uma universidade nunca é estática. Traduz a forma como a instituição se percebe e quer ser percebida no seu tempo. Por isso, inauguramos hoje o resultado do rebranding institucional da UCP”, afirmou a reitora da UCP.

No discurso, que se seguiu ao cortejo académico, a reitora explicou que este foi “um trabalho demorado da equipa de marketing, com todas as partes interessadas na universidade”.

Segundo a responsável, a nova imagem “reflete três dimensões fundamentais: a continuidade da missão e a renovação da linguagem, a evolução das instituições no mundo em transformação e a inovação artística, que é intrínseca a uma instituição em transformação”.

Foto: Universidade Católica Portuguesa

“O novo logo mostra-se como um gesto de fidelidade dinâmica enquanto se reexprime para o novo tempo”, assinalou.

A sessão solene do Dia Nacional da UCP deste ano foi dedicada ao tema “Por uma Diaconia da Cultura” e nela foi conferido o grau de Doutor Honoris Causa a Philippe Starck, criador de renome internacional com uma visão: melhorar a vida do maior número de pessoas.

A cerimónia incluiu também a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais a 53 novos doutores da Universidade Católica, bem como a atribuição de medalhas de prata e ouro, aos colaboradores da Universidade que completaram 25 e 40 anos de serviço, como forma de reconhecimento pela sua dedicação.

O Dia Nacional da Católica celebra-se no 1.º domingo do mês de fevereiro de cada ano; em 2026, assinalou-se no dia 1 de fevereiro, com uma Missa de Ação de Graças, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, na capital.

A UCP, fundada em 1967, é uma universidade de matriz humanista focada na produção de investigação transformadora e na formação de cidadãos e profissionais educados e competentes, capazes de antecipar e liderar as transformações do futuro.

LJ 

Partilhar:
Scroll to Top