Irmã Maura Lynch, médica-cirurgiã e obstetra, partilha experiência de mais de 40 anos
Lisboa, 26 jun 2015 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover hoje o seminário ‘Uma vida ao serviço da assistência médica em África’ com a irmã Maura Lynch, laureada com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.
“Com uma extensa carreira continua, com determinação e notável dedicação, a lutar pelo direito das mulheres do Uganda aos cuidados de saúde, pela sua dignidade e, em muitos casos, pela sua própria sobrevivência”, destaca a Universidade Católica Portuguesa (UCP) num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
De origem irlandesa, a irmã Maura Lynch, cirurgiã e obstetra, está no Uganda desde 1989 onde fundou uma clínica no hospital de Kitovu, no sudoeste do país, e ainda hoje realiza “cirurgias vitais”.
Neste contexto, a UCP assinala que a irmã das Missionárias Médicas de Maria tem dedicado a sua vida a “promover e proteger os direitos fundamentais dos mais desfavorecidos” de uma forma “incansável”.
Antes de se mudar para o Uganda, a irmã Maura Lynch esteve durante 20 anos em Angola.
A palestra vai realizar-se esta segunda-feira às 17h30, na Sala de Exposições – Edifício da Biblioteca – da Universidade Portuguesa Católica Portuguesa em Lisboa.
Maura Lynch vai receber a 1 de julho, na Assembleia da República Portuguesa, o Prémio Norte-Sul 2014, um galardão atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.
CB/OC