Lisboa: Terreiro do Paço acolhe «A Noite de Todos os Campos» na véspera de Todos os Santos

Lisboa, 31 out 2017 (Ecclesia) – A Rede de Campos de Férias Católicos (Rede CFC) vai promover entre hoje e amanhã a ‘Noite de Todos os Campos’, programa que começa com uma procissão às 21h30 no Terreiro do Paço e segue até à igreja de São Domingos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Rede CFC informa que depois da procissão pelas ruas da Baixa Lisboeta vai decorrer “um momento de oração” que continua durante toda a noite, com uma vigília de adoração.

‘A Noite de Todos os Campos’ termina no Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, com a Eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 12h00.

“Esta celebração é não só dos CFC mas principalmente de toda a Igreja”, realça o comunicado que convida à participação no evento.

‘A Noite de Todos os Campos’ realiza-se pelo segundo ano consecutivo, dinamizada pela Rede de Campos de Férias Católicos, que nasceu em 2015, “como uma resposta à interpelação do cardeal-patriarca no lançamento do Sínodo Diocesano de Lisboa”.

A rede também promoveu o 1.º seminário Campos de Férias Católicos em outubro de 2015, com o “especial objetivo” de se conhecerem afinal já são “mais de 30 CFC, com diferentes origens, públicos-alvo e raios de ação”.

A Igreja celebra esta quarta-feira o dia de Todos os Santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.

Segundo a tradição, em Portugal, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.

Em contraste com esta festa católica está o ‘Halloween’, vindo dos Estados Unidos da América e agora muito celebrado também na Europa, no dia 31 de Outubro.

A comemoração veio dos antigos povos celtas que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos, na véspera do Dia de Todos os Santos, em inglês ‘All Hallow’s Eve’ (contraída mais tarde na palavra Halloween).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top