Lisboa: «Som da fé» volta ao Cais do Sodré, com reinauguração de sinos

Foto: Paulistas

Lisboa, 31 out 2025 (Ecclesia) – O Cais do Sodré voltou a ouvir, na última semana, o som dos sinos e do relógio da igreja de São Paulo, que há mais de um século “embalam o coração” de Lisboa.

A cerimónia de reinauguração dos sinos e relógios da igreja de São Paulo decorreu no último domingo, numa Missa presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa.

“A cerimónia coincidiu com a Solenidade de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, festa própria da Sociedade de São Paulo e de toda a Família Paulina, reunindo sacerdotes, religiosas, representante da Junta de Freguesia e numerosos fiéis”, indica uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O pároco, padre Tiago Melo, superior da Sociedade de São Paulo em Portugal, acolheu a assembleia sublinhando o significado simbólico do momento: “Os sinos são um chamamento de Deus no meio do ruído da cidade. Restaurá-los é devolver à comunidade um bem que é da fé e da cultura.”

Durante mais de cem anos, o toque manual com cordas exigia que se subisse à torre do campanário; “agora, a tecnologia dá novo alento a esta tradição, preservando o som que faz parte da memória espiritual e urbana de Lisboa”, indica a nota de imprensa.

A celebração ficou ainda marcada pela entronização da imagem e da relíquia do Beato Tiago Alberione (1884–1971), fundador da Família Paulina.

OC

Partilhar:
Scroll to Top