Iniciativa conta com mais de 300 jovens inscritos
Lisboa, 18 jul 2015 (2015) – O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal promovem este sábado um encontro conjunto intitulado "RIOnidos em Cristo", com o lema "Duas margens, a mesma fé".
“[O encontro] desperta a consciência acrescida da comunhão eclesial que pode trazer, e resultará numa maior resposta ao desafio da missão”, assinala o diretor do Serviço da Juventude de Lisboa, o padre Carlos Gonçalves.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa informa que a iniciativa vai reunir mais de 300 jovens das dioceses de Lisboa e Setúbal e está prevista no programa uma “travessia de barco entre as duas margens”.
“Queremos que os jovens não tenham receio de assumir, perante aqueles com quem se cruzam no seu caminho, que a nossa alegria não é uma alegria qualquer, mas uma alegria mais profunda que advém do encontro com Cristo. É a alegria de quem se sabe amado, de quem sabe que não caminha só”, desenvolve o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Setúbal, o padre João Nabais Dias, ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil
Para além do programa conjunto, os jovens de Setúbal vão reunir-se às 11h30 em Cacilhas, enquanto os jovens lisboetas têm encontro marcado às 14h00, no Largo de São Domingos.
A reunião dos dois grupos vai acontecer depois em Lisboa, num ato marcado pela "alegria e missão", com os mais novos a seguirem pelas ruas da Baixa.
“O mundo precisa de gestos de esperança e alegria, de jovens que na rua possam dar esses sinais”, frisa o padre Carlos Gonçalves.
Para o evento ‘Rionidos em Cristo’ foram preparadas seis etapas: “Cristo Une”; “Cristo envia”; “Cristo salva”; “Cristo desafia”; “Cristo dá-se” e “Cristo vive”.
O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, e o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que vão presidir à Eucaristia no Santuário do Cristo Rei, convidaram os jovens das duas dioceses a participar no evento, através de uma mensagem vídeo.
“[Jovens] vocês têm um grande sonho de felicidade, ninguém como Jesus, diria mesmo só Ele, vos compreende bem e é capaz de saciar. Aproximem-se dele e não ficareis arrependidos”, refere o bispo de Setúbal, sobre uma atividade com “grande dimensão eclesial”.
Por sua vez o cardeal-patriarca de Lisboa destaca uma atividade “muito bonita e cheia de significado” que tem Cristo como centro.
“Estamos nos 40 anos da diocese irmã de Setúbal: de Lisboa associamo-nos de coração a tudo o que se passa na outra margem do rio”, refere D. Manuel Clemente.
A iniciativa ‘RIOnidos em Cristo – Duas margens, a mesma fé!’ termina com o concerto da ‘Banda Luz Jovem’.
CB