Lisboa: Sessões de apresentação do YOUCAT mostram comunidade estudantil empenhada na fé

Projeto da Pastoral Universitária do Patriarcado favorece transmissão da mensagem cristã de uma forma dinâmica e apelativa

Lisboa, 14 mar 2012 (Ecclesia) – As iniciativas de apresentação do YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica, promovidas pela Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa, estão a mostrar à sociedade uma comunidade estudantil empenhada na fé.

“O objetivo destas sessões é passar do livro à vida, fazer um percurso a partir daquilo em que acreditamos, a forma como celebramos, o modo como vivemos”, sublinha à ECCLESIA o padre Nuno Amador, responsável pela dinamização do projeto, intitulado ‘YES YOUCAT! Perguntar a fé’.

Depois de três sessões dedicadas à apresentação do YOUCAT, à figura de Deus e às origens da fé, acolhidas pela Universidade Católica Portuguesa, o Instituto Superior Técnico e o ISCTE, esta terça-feira foi a vez de aprofundar a relação com Deus, num desafio acolhido pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa.

O tema ‘Nós, seres humanos somos abertos a Deus’ levou dezenas de estudantes ao anfiteatro n.º 1 daquela instituição, muitos deles ainda à procura de uma resposta para consolidarem a sua missão dentro da Igreja.

Para o sacerdote lisboeta, “mais do que dar as respostas certas”, o catecismo “levanta as questões certas” e pode servir como ponte para um diálogo mais correto com os jovens e para a consolidação da fé entre as futuras gerações.

As 527 questões contidas no livro, lançado pela Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude de 2011, que decorreu em Madrid, mostram sobretudo o “rosto de Deus incarnado na vida humana e da Igreja”, salienta aquele responsável.

Até 5 de junho, o programa do ‘YES YOUCAT’ prevê o alargamento do debate a mais seis instituições universitárias da capital portuguesa, na tentativa de chegar não só a “crentes” mas também a pessoas que estão fora da Igreja.

De acordo com Margarida Silva, que participou na organização do evento na Faculdade de Ciências Médicas, “a ideia é o projeto não acabar este ano” e servir como rampa de dinamização para outras iniciativas.

“Quem sabe se no futuro não seremos nós a fazer novas questões e a enviá-las para uma nova edição do YOUCAT”, aponta a estudante de 21 anos, atualmente no 4.º ano de Medicina.

Convidada a explicar a importância que o catecismo jovem teve para a sua vida, esta universitária realçou o facto de aquela publicação permitir uma abordagem diferente ao mundo da fé.

“Às vezes só de olhar para o tamanho do Catecismo da Igreja Católica ficava logo assustada e olhar para este livro tão dinamizador e apelativo acaba por dar vontade de estudar também o catecismo e de perceber muitas dúvidas que às vezes temos”, conclui.

A apresentação do YOUCAT vai estar em destaque no programa ECCLESIA da Antena 1 do próximo dia 1 de abril, domingo de Ramos, a partir das 06h00.

Uma data em que as diversas dioceses portuguesas vão também assinalar o Dia da Juventude.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top