Lisboa, 08 nov 2023 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa, recebe hoje a ‘Vigília pelos Seminários’, às 21h30.
“Esperamos por todos os que queiram vir rezar connosco”, referiu o reitor do Seminário dos Olivais, o padre José Miguel Pereira, informou o Patriarcado de Lisboa.
A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2023, desde domingo, dia 5 de novembro, até ao dia 12, com o tema ‘Não tenhas medo. Serás pescador de homens.’ (Lc 5,10b).
Neste âmbito, o Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais abriu as portas à comunidade, dinamizando um ‘Dia Aberto’, no domingo, e convidou jovens rapazes, maiores de 18 anos, para uma ‘Semana Aberta’.
“Durante o dia mantêm os seus ritmos de estudo universitário ou trabalho e depois vêm ficar ao Seminário e participam dos nossos ritmos de vida: oração, refeições, convívio, formação, pernoita”, explicou o padre José Miguel Pereira.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou diversos materiais para a Semana dos Seminários 2023, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias.
O Patriarcado de Lisboa informa que o seu Seminário dos Olivais, que completou 92 anos, no dia a 24 de outubro, acompanha atualmente 54 seminaristas: 16 estão na Etapa Discipular – 10 são do Patriarcado – e 38 na Etapa Configuradora, deste 24 de Lisboa, e estão a decorrer os processos de ordenação diaconal de dois seminaristas da diocese.
A Diocese de Lisboa tem mais três Seminários: o Seminário de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme, que é o Seminário Menor, o Seminário de São José, em Caparide, que acolhe o Tempo Propedêutico, e o Seminário Redemptoris Mater, em Caneças.
CB