Dia foi marcado por conferências sobre as constituições do Concílio Vaticano II
Penafirme, 06 out 2023 (Ecclesia) – O Seminário de Nossa Senhora da Graça de Penafirme, no concelho de Torres Vedras, em Lisboa, recebeu esta quinta-feira o Encontro Diocesano de Catequistas, cujo tema foi a “Catequese na Senda do Concílio Vaticano II”.
A programação contou com uma oração inicial, com início marcado para as 10h00, guiada pelo padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, que fez referência às missões de cristão e catequista, abordando a importância de “se deixar conduzir pelo Espírito”.
“O reino de Deus é a alegria e a paz no Espírito Santo”, começou por dizer o padre Tiago Neto, aludindo ao apóstolo S. Paulo que “vai desenvolvendo toda a sua forma de ver a vida cristã como a vida no Espírito”.
“Todos os que se deixam conduzir pelo Espírito, recebestes um Espírito de adoção filial, e esta é uma das missões essenciais da catequese: desenvolver em cada pessoa a consciência de ser filho de Deus e de se deixar conduzir pelo espírito. O espírito que fecunda a Igreja como fecundou o seio de Maria, o Espírito que nos transforma como transformou os apóstolos e tantos crentes, a disponibilidade para viver no Espírito. Por isso, o Reino de Deus é alegria, é paz, é justiça”, acrescentou ainda.
Depois do momento inicial, tiveram início as ‘Concilium Talks’, nas quais foram analisadas as constituições do Concílio Vaticano II.
“Este ano de 2023 é o ano dedicado a conhecer o Concílio, os seus textos, particularmente as suas quatro constituições e o ano 2024 dedicado à oração”, esclareceu padre Tiago Neto, depois de ter feito menção ao Jubileu 2025.
De acordo com o responsável pelo Setor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, “o Concílio não é apenas um conjunto de textos, mas representa o modo de ser igreja e por isso não basta conhecer os textos, é preciso também descobrir o modo como eles foram construídos” e as “voltas” dadas para chegar ao documento que hoje temos.
Depois de uma breve contextualização, o padre José Frazão foi o primeiro a intervir, tendo explicado os pontos essenciais da constituição dogmática “Dei Verbum”, sobre a revelação divina.
Seguiu-se o professor Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa, que refletiu sobre a constituição dogmática “Lumen Gentium”, sobre a Igreja.
A última conversa teve como tema a Constituição “Sacrosanctum Concilium”, sobre a Sagrada Liturgia, através do olhar do padre Pedro Lourenço, diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa.
Do programa deste Encontro Diocesano de Catquistas fazia parte também a apresentação da presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, sobre a constituição pastoral “Gaudium et Spes”, sobre a Igreja no mundo contemporâneo.
As atividades do Dia Diocesano da Catequese não ficaram pelas ‘Concilium Talks’, tendo-se realizado posteriormente ateliês sobre o aprofundamento das tarefas da catequese com base nas quatro constituições conciliares e uma eucaristia presidida pelo Patriarca de Lisboa.
LJ/PR