«Olhares de Misericórdia na Cidade»
Lisboa, 13 abr 2016 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) lançou o concurso de fotografia ‘Olhares de Misericórdia na Cidade’, dedicado ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que decorre até ao dia 9 de maio.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a SCML informa que o concurso se destina a fotógrafos profissionais e amadores, com mais de 18 anos.
“O objetivo é demonstrar, através da fotografia, como o conceito de ‘Misericórdia’ é um valor universal presente no dia-a-dia das pessoas, assinalando assim as comemorações deste ano Jubilar”, explica a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Neste contexto, a organização pretende que as fotografias ilustrem “gestos, momentos ou situações” do quotidiano onde esteja presente a Misericórdia na sua “dimensão espiritual e/ou humana”.
Os três melhores trabalhos vão receber, respetivamente, um prémio no valor de 3000, 2000 e 1000 euros, em material fotográfico e a oportunidade de verem “o seu trabalho exposto num edifício de Lisboa”.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa convidou os fotojornalistas portugueses António Pedro Ferreira e Mário Cruz a integrar o júri do concurso pela “elevada reputação e provas na área da fotografia, não só a nível nacional como internacionalmente”.
Os vencedores vão ser conhecidos “até ao final de junho” e a SCML vai fazer a divulgação no seu sítio na internet – www.scml.pt – onde está disponível o regulamento do concurso de fotografia.
A instituição contextualiza ainda que ‘Olhares de Misericórdia na Cidade’ se insere no seu programa de atividades para assinalar o Jubileu da Misericórdia, que a Igreja Católica vive até 20 de novembro: “Promovendo assim um dos valores fundadores da SCML refletido na sua missão de acolher, cuidar e apoiar os que mais necessitam”.
CB