Lisboa: Rede Cáritas do Patriarcado alargada com seis novas estruturas paroquiais

Lisboa, 13 jan 2022 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) anunciou o alargamento da rede da organização no patriarcado com a criação de seis novas estruturas paroquiais, entre outubro e dezembro de 2021.

“Gostaria de realçar o trabalho que continuamos a desenvolver junto das paróquias, nomeadamente o da constituição de grupos de ação sócio caritativa”, disse Luís Macieira Fragoso, presidente da organização, em declarações divulgadas pelo Patriarcado.

No último trimestre de 2021 foram constituídas seis novas Cáritas Paroquiais – Silveira, Lumiar, Damaia, Arranhó, Turquel e Évora de Alcobaça.

Luís Macieira Fragoso afirmou que as paróquias e as instituições caritativas estão “muito mais adaptadas e preparadas” para uma resposta mais autónoma às consequências sociais da pandemia de Covid-19.

“O que fez com que os apoios disponibilizados pela CDL (para além da linha de ‘Apoio Cáritas Lisboa’) se fizessem sobretudo através da entrega de ‘tickets refeição’ às paróquias, confirmando, esta estratégia, a discrição nas pessoas que os recebem e a sua flexibilidade”, exemplificou, lembrando que a crise sanitária “obrigou a que fossem retomadas medidas de contenção”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, no ultimo dia de 2021, Luís Macieira Fragoso referiu que a crise pandémica teve um “impacto de choque” sobre a população que já se encontrava em situação de risco e exclusão social.

Para este novo ano, o presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa deseja que seja possível “viver uma vida próxima do normal” e voltar aos “contactos regulares diretos com os párocos e comunidades paroquiais”.

Ainda sobre 2021, o responsável destacou também que o Conselho-Geral da Cáritas Portuguesa que foi acolhido, “pela primeira vez”, pela Cáritas Diocesana de Lisboa.

Neste contexto, Luís Macieira Fragoso explicou que o programa dos trabalhos – das 20 Cáritas Diocesanas com a Cáritas Portuguesa – “tornou possível a inclusão das Cáritas Paroquiais do Patriarcado”, que teve uma “grande adesão”.

CB/OC

2021: Covid-19 teve «impacto de choque» sobre população mais desfavorecida – presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa

 

Partilhar:
Scroll to Top