Lisboa: Projeto de leigos católicos aposta em «repor o verdadeiro sentido do Natal»

Edição deste ano do «Presépio da Cidade» decorre entre 8 e 22 de dezembro

Lisboa, 25 nov 2015 (Ecclesia) – Um projeto de leigos católicos, intitulado “Presépio na cidade” quer marcar a preparação do Natal em Lisboa, entre 8 e 22 de dezembro.

Numa nota divulgada através da internet, os promotores do evento mostram-se empenhados em “repor o verdadeiro sentido do Natal”, “dar a conhecer o Menino Jesus a todos os que vivem ou trabalham em Lisboa” e “levantar bem alto os valores da Família e da Vida, que tanto têm sido menosprezados”.

Subordinada ao lema “Todos os homens verão a Salvação de Deus”, a iniciativa vai ficar sedeada na Rua Garrett, junto à Basílica dos Mártires, na Baixa de Lisboa.

Entre as iniciativas propostas para este tempo de advento, destaque para o dia 19 de dezembro, em que será realizada a “Via da alegria”, uma “procissão pelas ruas da cidade” como que “simbolizando o caminho que a Sagrada Família fez até Belém”, onde, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus.

A marcha sairá pelas 16h00 junto ao Arco da Praça do Comércio em direção à Basílica dos Mártires onde a partir das 18h30 será celebrada a “Bênção das Grávidas”, numa cerimónia presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa.

Os promotores destas atividades esperam “juntar o maior número de pessoas de modo a deixar uma marca do amor que os homens e mulheres de Lisboa têm por Jesus e pela Boa Noticia que Ele é”.

Quanto à Bênção das Grávidas, apelam à presença de todas as mães, seus bebés e famílias e fazem votos de que elas “se sintam amadas e protegidas por Cristo e sua mãe Maria”.

As inscrições relativas a estes dois eventos estão abertas a todos e podem ser feitas através do site do projeto “Presépio na cidade”.

Outra iniciativa especial para estes dias desafia as comunidades de Lisboa a construírem presépios como forma de “partilharem o seu tempo, a sua alegria e capacidade de fazer” com “aqueles que sofrem, que estão sós, que precisam e gostam de se sentir amados”.

“E todos somos capazes de um dos gestos que caracterizam a construção destas figuras”, frisa a organização.

A construção das figuras do presépio pode ser feita na tenda do projeto “Presépio na Cidade”, na Rua Garrett, todos os dias entre as 14h00 e as 19h00.

Em alternativa, as pessoas podem trazer já os seus presépios construídos e entregá-los na Basílica dos Mártires, junto ao Chiado, na Rua Serpa Pinto.

O projeto “Presépio na Cidade” nasceu em Lisboa no ano 2000, ano de Jubileu pelo início do terceiro milénio, com a intenção de celebrar em grande festa o nascimento de Jesus e convidar a cidade a aproximar-se e a participar deste grande acontecimento.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR