Patriarcado procura levar para o terreno princípios assumidos na Constituição Sinodal
Lisboa, 30 jun 2017 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai ter como tema orientador do programa diocesano para 2017/2018 o tema ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’, apostando numa “rede de relações fraternas”.
O documento orientador para o próximo ano pastoral marca o início da receção da Constituição Sinodal publicada em dezembro de 2016, por ocasião do encerramento da assembleia consultiva convocada em 2014, na qual se insiste em “virar as comunidades mais para fora”.
O Patriarcado de Lisboa informa que este objetivo transversal está enunciado no n.º 60 da Constituição Sinodal de Lisboa (CSL), procurando “fazer da Igreja uma rede de relações fraternas”.
Neste contexto, são destacados os três objetivos anuais e sucessivos, entre 2017 e 2020 também a partir da CSL: ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’ para o próximo ano pastoral; em 2018-2019 o convite é a ‘viver a liturgia como lugar de encontro’; e no final do triénio o desafio é ‘sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’.
“Tudo o que a CSL oferece nos seus setenta números é para receber e praticar. Mas estes números, maioritariamente escolhidos pelas vigararias e outros grupos, serão ponto de partida para tudo o mais”, informa o Patriarcado de Lisboa.
O número 38 da CSL – ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’ – é o objetivo anual de 2017-2018, onde são detalhados “alguns pontos, todos eles programáticos”, a partir de indicações do Papa Francisco e do Papa emérito Bento XVI.
“Sabendo nós que cada um dos números da CSL condensa a reflexão de muitos diocesanos de Lisboa, daremos agora à sua receção e cumprimento o melhor da nossa dedicação pastoral. Assim continuaremos o Sínodo, certos de que, em Igreja e com a Igreja, nunca correremos em vão”, desenvolve o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no documento publicado online.
Para o novo ano pastoral são apresentadas sugestões programáticas a partir do tema do triénio, como “Edificar comunidades mais integradoras de pessoas e grupo” e “Reforçar as diferentes instâncias de corresponsabilidade”.
Já do tema específico 2017/2018, a diocese é convidada à “centralidade”, “conhecimento” e “transmissão da Palavra”.
Segundo o programa do novo ano, o Patriarcado de Lisboa vai também dedicar o dia 29 de outubro ao “Domingo da Palavra” e sugere que seja “precedido por uma semana dedicada à Palavra de Deus”.
CB/OC