Lisboa: Procissão do Senhor dos Passos da Graça evocou guerra na Ucrânia

Centenas de fiéis acompanharam regresso da iniciativa às ruas da capital

Foto: C. M. Lisboa

Lisboa, 14 mar 2022 (Ecclesia) – A procissão do Senhor dos Passos da Graça regressou este domingo às ruas de Lisboa, após a suspensão de 2021 por causa da pandemia, invocando o fim da guerra na Ucrânia.

“Fazei que a nossa cidade e o nosso mundo, em especial rezamos hoje pelos corações em guerra na Ucrânia e na Rússia, para que sejam lugar de paz, habitados pelo desejo da verdade, edificados pela justiça, pelo amor e pela fé”, disse D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, que presidiu à celebração, numa intervenção citada pela Renascença.

Perante centenas de fiéis que participaram na procissão, o responsável católico deixou votos de que tocos consigam “olhar com mais humanidade” e “menos indiferença” para a guerra.

“Que saibamos ser bons cidadãos, cultivando os valores do Evangelho, defendendo a harmonia dos lares, lutando contra a violência, e a insegurança, e defendendo os direitos humanos”, acrescentou D. Joaquim Mendes.

Amais antiga procissão da cidade de Lisboa é promovida pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça; este ano contou com a presença da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, acompanhada pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

“A dedicação desta procissão à Ucrânia, mas também a outras partes do mundo, leva-nos a olhar com mais humanidade, com menos indiferença, com mais proximidade, para estas realidades do mundo, e a interceder por elas, fazendo a nossa parte”, disse D. Joaquim Mendes, à margem da celebração.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top