Lisboa: Presidente da Câmara convida jovens a trazer energia da JMJ 2023 ao encontro nacional «Rejoice»

Carlos Moedas diz que encontro da juventude, no fim de semana, vem marcar momento «alto» da cidade, assinalando que há uma Lisboa com mais confiança e alegria após a JMJ

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 18 out 2024 (Ecclesia) – O presidente da Câmara de Lisboa lançou esta quinta-feira um convite aos jovens para transmitirem a energia dos dias da Jornada Mundial da Juventude no Encontro Nacional “Rejoice”, que acontece este fim de semana, na cidade.

“Convido-os [aos jovens] a estar na nossa cidade, a viver a nossa cidade, mas sobretudo a voltar a transmitir a energia que transmitiram durante aqueles dias da JMJ. Essa energia de paz, de tolerância, de solidariedade, que contagiou todos os lisboetas e que ficará para sempre na história de Lisboa como o maior evento que alguma vez aconteceu nesta cidade e que nos transformou”, disse Carlos Moedas, à margem das Jornadas “Motivar para a Mudança”, organizadas pela Comunidade Vida e Paz (CVP).

Em declarações à Agência Ecclesia, na Torre do Tombo, na capital, o autarca disse ser “fantástico” receber novamente os jovens na cidade, salientando que há “um momento de Lisboa antes da JMJ e uma Lisboa depois da JMJ”.

“E essa Lisboa é uma Lisboa com mais confiança, é uma Lisboa com mais alegria, é uma Lisboa que ficou influenciada pela mensagem do Papa. E é preciso manter essa mensagem, é preciso repetir a mensagem, repetir a história, e este encontro vem, no fundo, marcar aquilo que é um momento tão alto na cidade”, destacou.

Para Carlos Moedas, é uma “alegria” receber todos estes jovens durante o fim de semana, lembrando momentos altos como a atuação do DJ padre Guilherme, e que mostraram que a cidade “era capaz”.

Foto: Patriarcado de Lisboa

Como presidente da Câmara, tenho uma alegria enorme de saber que todos estes jovens continuam a recordar no seu dia a dia e a viver no seu dia a dia, não só a mensagem do Papa Francisco, mas também a vivência daqueles dias”, afirmou.

O autarca recorda os dias inesquecíveis da JMJ Lisboa 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto, em que se sentiu “uma energia em Lisboa absolutamente única, de paz, de serenidade, de entreajuda, de solidariedade”, defendendo que “é preciso mantê-la”.

“Obrigado jovens, obrigado por virem mais uma vez, obrigado por manterem a memória, por repetirem a história daqueles dias que foram tão importantes para todos nós”, referiu.

“Rejoice” é o encontro nacional da juventude, que acontece no sábado e domingo, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, assinalando o 1ºaniversário da JMJ 2023.

O programa dos dois dias inclui música, oração e celebração, com a realização do Festival da Juventude, a atuação do padre e DJ Guilherme, um concerto, encontros Rise Up e Missa de Envio.

Estima-se a participação até cinco mil jovens das dioceses portuguesas no “Rejoice”, organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa.

LJ/OC

Igreja/Portugal: Jovens vão debater tema da paz, em três dimensões, no encontro nacional «Rejoice»

Partilhar:
Scroll to Top