Igreja/Portugal: Jovens vão debater tema da paz, em três dimensões, no encontro nacional «Rejoice»

«Grandes encontros são, sem dúvida, importantíssimos na sua vida de fé» – Teresa Moura

Foto: COD Lisboa

Lisboa, 16 out 2024 (Ecclesia) – O encontro nacional ‘Rejoice’, que quer “manter acesa a chama criada” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, vai decorrer entre sábado e domingo, na capital portuguesa, propondo um debate sobre o tema da paz, no seu programa.

“Esta oportunidade é muito importante. Um ano depois de Portugal ter recebido o maior evento que foi a Jornada é bom termos esta oportunidade de voltar a reunir os jovens para que possamos manter acesa a chama que foi criada com a Jornada e agora possamos fazer caminho com isto”, explicou Teresa Moura, da organização do encontro, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A jovem do Patriarcado de Lisboa sublinha que a JMJ Lisboa 2023 “foi muito forte” e, agora, é tempo de voltar a “congregar os jovens, juntá-los e fazer caminho com aquilo que foram os bons frutos”.

‘Rejoice’ é um Encontro Nacional de Jovens, organizado pela Igreja Católica em Portugal, que se vai realizar pelo 1.º aniversário da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, este sábado e domingo, na capital portuguesa; os principais momentos do programa decorrem na pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, com música, oração e celebração.

“Para os jovens, estes momentos de grandes encontros são, sem dúvida, importantíssimos na sua vida de fé, que despoletam sentimentos que depois é difícil manter ao longo da vida e com as circunstâncias do dia-a-dia. É bom congregarmos todos aqueles que, entretanto, pelo caminho foram perdendo a fé, foram ficando um bocadinho mais dispersos, mas também agora todos aqueles que estão entusiasmados e que começaram a fazer o seu caminho de fé e a ter uma relação mais próxima com Cristo”, desenvolveu.

Neste sentido, Teresa Moura salienta também que “é importante” não se esquecerem que “a conversão é dia-a-dia, não que acontece de um momento para o outro, um clique que se deu e já está”, por isso, “é bom” não andarem “a saltitar de evento em evento”, mas fazer um caminho contínuo”.

A jovem entrevistada, que está na organização do ‘Rejoice’, explica que o objetivo é durante os dois dias de encontro proporcionarem “um bocadinho aquilo que houve na Jornada Mundial da Juventude”, “reviver aquela que era a ideia muito presente nos Encontros ‘Rise Up’”, porque a Igreja Católica quer “que estes jovens sejam protagonistas”.

É importante que eles saibam que a Igreja está verdadeiramente preocupada com aquilo que eles pensam, quais são as ideias, quer muito ouvi-los. A opinião deles é importante”.

Segundo Teresa Moura, “ao longo de todo o encontro”, os jovens vão debater o tema da paz, em três “prismas”: “A paz um bocadinho mais interior, que é um caminho difícil para os jovens, a proposta da Igreja é que façam também este caminho com Cristo e que não se sintam completamente abandonados”; a paz na família e “a paz no mundo”.

“Não estamos a pedir a estes jovens que vão para os sítios de guerra, também pode ser, mas não é isso que estamos a pedir. Estamos a pedir que nos sítios onde estão, nas suas vidas, no seu quotidiano, com as pessoas, tenham atitudes de verdadeiros fermentos de paz e que semeiem isso à volta deles”, acrescentou, em declarações ao Programa ECCLESIA, emitido hoje na RTP2.

As inscrições continuam abertas para o encontro nacional de jovens ‘Rejoice’, que está a ser organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa.

LS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top