Carlos Moedas diz que encontro da juventude, no fim de semana, vem marcar momento «alto» da cidade, assinalando que há uma Lisboa com mais confiança e alegria após a JMJ
Lisboa, 18 out 2024 (Ecclesia) – O presidente da Câmara de Lisboa lançou esta quinta-feira um convite aos jovens para transmitirem a energia dos dias da Jornada Mundial da Juventude no Encontro Nacional “Rejoice”, que acontece este fim de semana, na cidade.
“Convido-os [aos jovens] a estar na nossa cidade, a viver a nossa cidade, mas sobretudo a voltar a transmitir a energia que transmitiram durante aqueles dias da JMJ. Essa energia de paz, de tolerância, de solidariedade, que contagiou todos os lisboetas e que ficará para sempre na história de Lisboa como o maior evento que alguma vez aconteceu nesta cidade e que nos transformou”, disse Carlos Moedas, à margem das Jornadas “Motivar para a Mudança”, organizadas pela Comunidade Vida e Paz (CVP).
Em declarações à Agência Ecclesia, na Torre do Tombo, na capital, o autarca disse ser “fantástico” receber novamente os jovens na cidade, salientando que há “um momento de Lisboa antes da JMJ e uma Lisboa depois da JMJ”.
“E essa Lisboa é uma Lisboa com mais confiança, é uma Lisboa com mais alegria, é uma Lisboa que ficou influenciada pela mensagem do Papa. E é preciso manter essa mensagem, é preciso repetir a mensagem, repetir a história, e este encontro vem, no fundo, marcar aquilo que é um momento tão alto na cidade”, destacou.
Para Carlos Moedas, é uma “alegria” receber todos estes jovens durante o fim de semana, lembrando momentos altos como a atuação do DJ padre Guilherme, e que mostraram que a cidade “era capaz”.
Como presidente da Câmara, tenho uma alegria enorme de saber que todos estes jovens continuam a recordar no seu dia a dia e a viver no seu dia a dia, não só a mensagem do Papa Francisco, mas também a vivência daqueles dias”, afirmou.
O autarca recorda os dias inesquecíveis da JMJ Lisboa 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto, em que se sentiu “uma energia em Lisboa absolutamente única, de paz, de serenidade, de entreajuda, de solidariedade”, defendendo que “é preciso mantê-la”.
“Obrigado jovens, obrigado por virem mais uma vez, obrigado por manterem a memória, por repetirem a história daqueles dias que foram tão importantes para todos nós”, referiu.
“Rejoice” é o encontro nacional da juventude, que acontece no sábado e domingo, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, assinalando o 1ºaniversário da JMJ 2023.
O programa dos dois dias inclui música, oração e celebração, com a realização do Festival da Juventude, a atuação do padre e DJ Guilherme, um concerto, encontros Rise Up e Missa de Envio.
Estima-se a participação até cinco mil jovens das dioceses portuguesas no “Rejoice”, organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa.
LJ/OC
Igreja/Portugal: Jovens vão debater tema da paz, em três dimensões, no encontro nacional «Rejoice»