Lisboa: «Presépio na Cidade» de regresso

Iniciativa desenrola-se durante duas semanas, procura retomar «verdadeiro sentido do Natal»

Lisboa, 05 dez 2011 (Ecclesia) –Lisboa acolhe, a partir de hoje, a 12ª edição da iniciativa ‘Presépio na Cidade’, levada a cabo por um grupo de leigos católicos com o objetivo de “repor o verdadeiro sentido do Natal” e “dar a conhecer o Menino Jesus”.

Em declarações ao programa ECCLESIA na Antena 1, Sofia Guedes, da equipa organizadora, sublinha o “contacto real com as pessoas”, numa “evangelização de rua” que pretende transmitir “o sentido cristão do Natal”.

Além dos apontamentos previstos, um grupo de voluntários vai a “lares, escolas, prisões”, propondo a criação de “pequenas imagens do Menino Jesus”.

Para Sofia Guedes, o fundamental é “acolher com simplicidade” e promover a criatividade para representar “um acontecimento que mudou a história do mundo”.

O trabalho, com mais de uma década, criou uma “família”, que inclui pessoas com deficiência, idosos ou sem-abrigo, para ajudar a levantar e guardar o presépio na capital portuguesa.

Até ao dia 22 deste mês, os organizadores promovem atividades como a recitação do terço, um percurso pelas ruas da baixa lisboeta, uma celebração de bênção das grávidas e o ‘encontro na cidade’, uma novidade deste ano.

Esta última iniciativa, marcada para o dia 14, junto ao presépio instalado na basílica dos Mártires, decorre entre as 11h00 e as 14h15, concluindo-se com um ‘flash mob’ (expressão inglesa que designa uma ação repentina por um grupo de pessoas em locais públicos), no Largo de São Carlos.

Durante as duas semanas deste projeto proceder-se-á à construção das figuras do presépio, entre as 14h30 e as 19h00, na Rua Garrett, e à recitação diária do terço, por várias intenções, às 18h30.

No dia 14 vai rezar-se pela paquistanesa Asia Bibi, cristã condenada à morte por, alegadamente, ter violado a lei contra a “blasfémia” no país asiático.

A ‘Via da Alegria’, uma procissão pelas ruas da Baixa Chiado que simboliza o “caminho que a Sagrada Família fez até Belém”, e a bênção das grávidas, presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, estão marcadas para o dia 18, domingo, a partir das 16h00.

O site da iniciativa oferece a possibilidade de fazer a imagem do Menino Jesus e da manjedoura, através do “download” de um molde.

PRE/OC

Notícia atualizada às 13h31

Partilhar:
Scroll to Top