Lisboa prepara acolhimento a Bento XVI

Dois mil mupis, mil pendões e 200 outdoors mobilizam população para receber o Papa e participar nas celebrações

A Comissão Organizadora da Missa de Bento XVI em Lisboa apresentou esta Terça-feira a campanha “Foi o Pai que me Ensinou”, que vai dar as boas vindas ao Papa através da utilização de vários meios de comunicação.

A iniciativa, que já começou com 200 outdoors “Lisboa com Bento XVI”, seguida da frase “Foi o Pai que me Ensinou”, pretende mobilizar a população para as celebrações que decorrem durante a estadia de Bento XVI em Portugal.

O Papa vai estar presente em mais de dois mil mupis e 200 «outdoors» de grande dimensão (8 por 3 metros) nos distritos de Lisboa e Setúbal – concelhos de Alenquer, Almada, Barreiro, Caldas da Rainha, Cascais, Loures, Mafra, Montijo, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Setúbal, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Esta noite vão ser colocados cerca de mil pendões na cidade de Lisboa, nos percursos onde o Papa vai passar, referiu a organização, em conferência de imprensa.

Haverá ainda três telas gigantes no Marquês de Pombal, Av. da Liberdade e Av. Fontes Pereira de Melo (a artéria em que o Papa passa mais vezes) e um vídeo que vai ser divulgado nos transportes públicos e, possivelmente, na televisão.

Os meios são dominados pelas cores branca – numa alusão a Deus – e azul, evocando o céu (eternidade), o rio Tejo e o mar (referência aos Descobrimentos), Maria e a azulejaria das igrejas dos séculos XVII e XVIII.

A concepção destes suportes, executada por pessoas que ofereceram o seu tempo e conhecimentos profissionais, foi gratuita, o mesmo acontecendo com a sua montagem e afixação, que vão ser asseguradas por empresas e autarquias, além de 2500 voluntários.

A campanha apoia-se em nove conceitos (“partilhar”, “amar”, “rezar”, “acreditar”, “confiar”, “esperar”, “perdoar”, “escutar” e “festejar”), que se articulam de diferentes formas com a frase “Foi o Pai que me ensinou” – por exemplo “Partilhar foi o Pai que me ensinou”.

A primeira mensagem de acolhimento que Bento XVI vai provavelmente encontrar será colocada na ponte pedonal localizada na Av. do Aeroporto, com a saudação “Bem-vindo” escrita em português, alemão e italiano (respectivamente a língua de origem de Joseph Ratzinger e aquela que é mais utilizada no Vaticano).

Os responsáveis pela organização da estadia do Papa em Lisboa pedem à população para colocar os estandartes à janela e usar os lenços para acenar ao Papa aquando da sua passagem.

O projecto integral da campanha pode ser consultado no site oficial da visita de Bento XVI a Portugal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top