Uma presença «para quem se interroga» é o mote das várias iniciativas em Lisboa
Lisboa, 25 mai 2016 (Ecclesia) – A Paulinas Editora preparou um “vasto programa cultural”, onde destacam-se os debates, sobre temas dedicados à Igreja e à sociedade, e sessões de autógrafos para a Feira do Livro de Lisboa, que começa esta quinta-feira.
‘Para quem se interroga’ é o lema que marca a participação da Paulinas Editora na feira do livro de Lisboa e do programa cultural enviado à Agência ECCLESIA, destaca-se no dia 05 junho, um domingo, o debate ‘O futuro é também feminino’ que vai juntar numa mesa redonda o padre e poeta José Tolentino Mendonça, a jornalista Laurinda Alves e a professora Teresa Vasconcelos, das 17h00 às 18h00, na Praça Verde.
Neste contexto, destaque para a nova coleção da editora católica ‘Feminino Plural’ que foi lançada recentemente e é composta por obras que refletem a pluralidade do universo das mulheres, como as publicações ‘O Futuro Também É Feminino?’, coordenado por Lucetta Scaraffia, jornalista italiana, e ‘Simone Weil’, da teóloga brasileira Maria Clara Bingemer.
“Livros escritos por ou sobre as mulheres; perfis e temáticas do passado e de hoje, da história e da cultura, da sociedade e da Igreja”, explica a editora.
Já no feriado de 10 junho, sexta-feira, as Paulinas promovem o debate ‘Estaremos a escutar o papa Francisco?’, que vai reunir frei Bento Domingues; o chefe de redação da Agência Ecclesia, Octávio Carmo; a atriz Maria Rueff; e a professora universitária Maria Luísa Ribeiro Ferreira na Praça Verde da feira do livro, entre as 17h00 e as 18h00.
Para além dos debates e das promoções, o Pavilhão Paulinas vai receber autores da editora nas 15 sessões de autógrafos que preparou, como Jacinto Lucas Pires e Sara Amado, este sábado das 17h00 às 18h00, ou o padre franciscano Joaquim Carreira das Neves a marcar presença dia 4 de junho, à mesma hora.
O padre e poeta José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, vai contactar com os leitores cinco vezes durante o certame e a primeira sessão de autógrafos é a 7 de junho, entre as 20h00 e as 21h00.
A 86.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai ser inaugurada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 15h00.
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros que este ano tem123 inscrições e um número recorde de 277 pavilhões, ao longo do Parque Eduardo VII.
CB