Lisboa: Patriarcado vai celebrar protocolo para reduzir pegada energética e partilhar energias renováveis

Acordo envolve a diocese, o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel e a Cooperativa Coopérnico

Lisboa, 24 mai 2025 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa, o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel e a Cooperativa Coopérnico vão celebrar protocolo para reduzir a pegada energética e partilhar a produção de energia de fontes renováveis.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o protocolo destina-se a “apoiar paróquias, comunidades, movimentos e instituições sociais da diocese a concretizar projetos de redução da sua pegada energética e de partilha de produção de energia de fontes renováveis com famílias suas vizinhas em situação de pobreza energética”.

No dia em que se assinalam 10 anos da assinatura da Carta Encíclica ‘Laudato si’ pelo Papa Francisco, o comunicado afirma que “é vontade expressa do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, incentivar, nesta data em particular, todos os católicos da diocese à conversão ecológica”.

Na certeza de que “a resposta ao grito da terra inclui responder ao grito dos pobres”, o Patriarcado de Lisboa afirma que “o desafio da ecologia integral implica também atender às emissões de gases com efeito de estufa das instituições católicas e tudo fazer para as reduzir”.

O comunicado refere que “a Cooperativa Coopérnico e o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel desejam ser parte ativa no estudo de cada caso”, acrescentando que vão mobilizar “as suas competências para apoiar as instituições a percorrer este caminho e, assim, contribuir para o desenvolvimento de comunidades conscientes dos desafios que a nossa Casa Comum enfrenta”.

No terceiro ano do seu pontificado, o Papa Francisco publicou o documento sobre o cuidado da criação, a carta encíclica Laudato Si, onde apela à valorização do ser humano, da natureza, da fé e da cultura para superar a atual crise ambiental.

PR

«Laudato Si»: Encíclica inédita colocou Igreja Católica na luta por uma «ecologia integral»

Partilhar:
Scroll to Top