Lisboa: Patriarcado renova presença na Internet para estar «em diálogo»

D. José Policarpo deseja que o novo site seja local de informação e formação

Lisboa, 18 Fev (Ecclesia) – O patriarcado de Lisboa apresentou hoje a sua nova página oficial na Internet, prometendo que será um espaço para informar e estar “em diálogo”.

Em conferência de imprensa, D. José Policarpo, cardeal-patriarca, destacou a importância de renovar a presença da diocese no mundo virtual, lembrando que a Igreja em Lisboa foi das “primeiras” a ter um sítio oficial na Web, há mais de uma década.

“Já há uns tempos a esta parte, vínhamos sentindo internamente, e também com muitas interpelações do exterior, a necessidade de adaptar melhorar o site do patriarcado”, referiu o cardeal José Policarpo, na apresentação.

Hoje, disse aos jornalistas, estes instrumentos permitem um “diálogo abundante com as estruturas da sociedade” que, da parte do patriarcado, se pretende “interactivo”.

“As coisas que merecem resposta, queria prometer aqui, terão resposta”, declarou D. José Policarpo.

Para este responsável, a nova página na Internet tem a missão de ser uma instância de “não só de informação, mas de formação”, admitindo que “a informação bem feita é hoje um instrumento precioso e decisivo de formação”.

A nível interno, a comunicação virtual também marca pontos, dado que desde 1 de Janeiro deste ano acabou o “correio clássico” na diocese de Lisboa.

O sítio Web mantém o endereço anterior – www.patriarcado-lisboa.pt – procurando oferecer «simplicidade, facilidade, qualidade e actualidade».

O padre Nuno Brás, responsável pelo departamento de comunicação do patriarcado, adiantou que uma equipa de trabalho procurará responder às solicitações e dúvidas que surgirem e o próprio D. José Policarpo se “disponibilizou” para “responder a algumas dessas questões, seja escrevendo directamente, seja de viva voz, através de vídeo”.

A página tem uma aposta visível nas notícias nos conteúdos multimédia, incluindo ainda secções de agenda, documentos, dados das paróquias e horários de missas (separador «vida cristã»), instituições de solidariedade («caridade») e outras instituições («evangelização»), para além de se ter simplificado todo o processo de pesquisa.

Na mensagem de boas-vindas à página, o cardeal-patriarca de Lisboa deseja que o novo site seja “uma das portas mais abertas e mais importantes para o diálogo da Igreja de Lisboa com a cidade” e com o público em geral.

Neste momento, a página coloca em destaque a possibilidade de se enviarem questões ao patriarcado («Igreja em diálogo»), a beatificação de Madre Clara, marcada para 21 de Maio, e o programa de celebração dos 50 anos de sacerdócio de D. José Policarpo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top