«É fundamental aproveitar a dinâmica criada», destaca irmã Isabel Martins
Lisboa, 12 set 2023 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai desenvolver nos próximos meses um projeto catequético com propostas para adolescentes, sublinhando o impacto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu no início de agosto.
“No pós-JMJ é fundamental aproveitar a dinâmica criada e lançar propostas catequéticas aos adolescentes depois deste acontecimento marcante que ocorreu em Lisboa no início do mês de agosto”, disse à Agência ECCLESIA a irmã Isabel Martins, do setor da Catequese do Patriarcado.
O itinerário catequético para a adolescência que tem previsto 8 encontros inspira-se “na continuidade do ‘Say Yes’ – um projeto de preparação da JMJ – porque quem passa por uma jornada fica tocado para sempre”.
A proposta destina-se “a todos”, os que estiveram ou não estiveram em Lisboa e nos Dias nas Dioceses, adianta a religiosa, destacando o impacto da “onda” provocada pela JMJ.
Para a responsável importa “perceber como a experiência marca e muda a vida das pessoas”.
“Ficamos melhores pessoas e melhores crentes de forma mais profunda”, referiu a irmã Isabel Martins, em entrevista ao Programa ECCLESIA emitido hoje na RTP2.
As mensagens do Papa Francisco, acrescenta, refletem-se “nas propostas do projeto catequético” dirigido aos adolescentes.
“O elemento da luz é central nos trabalhos catequéticos” visto que o Papa Francisco, na missa de envio, ajudou “a interpretar esse elemento”, concluiu a entrevistada.
PR/LFS/OC