Casa de São Mamede recebeu apresentação da proposta, que tem como linha orientadora «concretizar a resposta aos desafios lançados na Jornada Mundial da Juventude e no Sínodo sobre os Jovens»
Lisboa, 24 set 2024 (Ecclesia) – O programa da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa para o ano pastoral 2024/2025 foi apresentado no sábado, na Casa de São Mamede, na capital, prevendo a realização de várias atividades, projetos e iniciativas.
A proposta conjunta do Serviço da Juventude, da Pastoral Universitária e do Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa tem como linha orientadora “concretizar a resposta aos desafios lançados na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e no Sínodo sobre os Jovens, valorizando a presença, participação e acompanhamento dos jovens na vida pastoral da Igreja”.
O programa da Pastoral Juvenil para o ano pastoral 2024/2025 tem definidos cinco objetivos, sendo o primeiro “promover o trabalho em rede, incentivando as sinergias entre as diferentes realidades eclesiais e os setores e departamentos da Cúria, aproveitando as relações criadas com a Jornada Mundial da Juventude e privilegiando a vivência da diversidade na unidade”.
A proposta visa também “incentivar os jovens a procurar acompanhamento espiritual e vocacional e fomentar o acompanhamento personalizado” e “oferecer formação humana, espiritual, teológica e missionária, capacitando os agentes pastorais” para o seu acompanhamento em ordem a um crescimento integral, informa o Patriarcado de Lisboa.
Além disso, o programa pretende ainda “criar espaços de acompanhamento pelo território diocesano com o intuito de cuidar das etapas de transição, promovendo atividades de âmbito social, espiritual, cultural e desportivo em prol da evangelização”.
A priorização da comunicação “no âmbito do trabalho com os jovens de modo que a mesma seja evangelizadora e simultaneamente sinal de comunhão diocesana” é outro dos propósitos.
Relativamente às atividades, o programa da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa inclui a realização do Encontro Nacional da Juventude “Rejoice”, nos dias 19 e 20 de outubro, como forma de celebrar o 1ºaniversário da JMJ Lisboa 2023.
Nos dias 23 e 24 de novembro, acontece a passagem dos símbolos da JMJ (Roma), cuja próxima edição tem lugar em Seul, Coreia do Sul, em 2027.
No horizonte estão mais quatro atividades, entre elas a Vigília Ecuménica (18 de janeiro de 2025), Teologia para jovens (2, 9 e 16 dezembro – online; 21 a 23 março de 2025 – presencial), Vigília da Misericórdia (29 de março de 2025 – Santuários Jubilares) e o Jubileu dos Jovens (28 julho a 3 de agosto de 2025).
Sobre os projetos, o programa da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa inclui a Escola de Acompanhadores; que visa a formação para o acompanhamento de jovens; a Missão Agora, que visa reunir cerca de 12 jovens durante um ano numa casa para servir a diocese e o “E agora?”, um mapa para ler a JMJ Lisboa 2023.
Além destes, a proposta apresenta o Moinho de São José, um espaço de oração e acolhimento de grupos, no Seminário de Caparide, com retiros ‘a la carte’ e acompanhamento individual, todo o ano; Terças.com Namorados, uma caminhada de namorados maiores de 18 anos, nas terceiras 3ªs feiras do mês, às 21h30, na Igreja do Alto do Lumiar; e o Coro Diocesano de Jovens de Lisboa, para músicos entre os 15 e os 35 anos.
Quanto aos universitários, estão agendadas a Missa das Universidade (10 de outubro, Igreja de São João de Deus), a Missa de Natal (18 de dezembro – CUPAV), a Semana Universitária (8 a 16 de março) e a Bênção de Finalistas (17 de maio – Cidade Universitária).
Para as vocações, o Patriarcado de Lisboa tem uma série de projetos e iniciativas, entre eles o Pavio, (grupo de acompanhamento vocacional de raparigas maiores de 18 anos), os Companheiros de São Paulo (grupo de acompanhamento vocacional de rapazes, 12ºano e universitários – Seminário de Caparide) e os retiros vocacionais rapazes (13 a 15 dezembro e de 11 a 13 abril).
A Semana.com (viver uma semana numa comunidade de vida consagrada ou num seminário – 4 a 11 maio), o Poço (retiro – todos os primeiros sábados, um só dia), Monte (retiro – 1 a 3 novembro | 7 a 9 março | 2 a 4 maio); Luzeiros (campos vocacionais para raparigas até ao 12º ano) e Campos vocacionais (pré-seminário para rapazes até ao 11º ano).
LJ/OC