Lisboa, 02 mar 2012 (Ecclesia) – O departamento da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa divulgou o programa da Jornada Diocesana da Juventude, que a 1 de abril vai atravessar o centro da cidade e terminar na Baixa.
A iniciativa começa às 14h30 na igreja do Sagrado Coração de Jesus, que meia hora depois acolhe o encontro “A fé da ciência e as razões da fé”, refere o site do Serviço de Juventude do Patriarcado.
A jornada prossegue às 16h30 na igreja de São Domingos, a dois km de distância e já na Baixa lisboeta, com a abordagem ao tema “A alegria no sofrimento”.
Depois de terem descido do Marquês para a zona histórica da capital, os participantes sobem mil metros em direção à Sé para assistir à última catequese quaresmal deste ano, que o cardeal-patriarca intitula “Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja”.
D. José Policarpo preside depois à missa, e pelas 20h30 os jovens regressam ao Largo de São Domingos, junto à igreja com o mesmo nome, para um “concerto festa” organizado pelo grupo ‘Projeto Rumos’.
O Largo de São Domingos, que apresenta um painel celebrativo da tolerância e da reconciliação, acolhe também os memoriais da chamada “Matança da Páscoa”, ocorrida em Lisboa na Semana Santa de 1506, que provocou o assassinato de duas a quatro mil pessoas por serem judias.
Os dois memoriais foram inaugurados a 22 de abril de 2008 pelo cardeal-patriarca, o responsável da Comunidade Israelita lisboeta e o presidente da autarquia.
O Serviço de Juventude indica que a participação na jornada, dedicada ao tema “Em Cristo a alegria e a sabedoria”, dispensa inscrição.
O percurso de quatro km que os jovens vão realizar ao longo do encontro decorre em três monumentos nacionais: a igreja do Sagrado Coração de Jesus, dedicada em 1970, a de São Domingos, do século XIII, e a sé, que remonta ao século XII.
RJM