Lisboa, 15 Abr 2020 – O Patriarcado de Lisboa adiou, “para data a definir”, o congresso diocesano da pastoral sócio caritativa, que estava agendado para os dias 15 e 16 de maio, em Torres Vedras.
A informação foi avançada pelo Departamento da Pastoral Sócio Caritativa e da Federação Solicitude, em carta enviada ao clero da diocese, e é “justificada pelo novo coronavírus”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
a missiva, assinada pelo cónego Francisco Crespo, diretor deste departamento, a nova data para a realização desta iniciativa “está dependente da disponibilidade do senhor Cardeal Patriarca [D. Manuel Clemente] e do D. Américo [Bispo Auxiliar de Lisboa, responsável por esta área da pastoral], bem como do desenrolar da situação de pandemia que estamos a viver”, lê-se.
O cónego Francisco Crespo sublinha que “estes constrangimentos não deverão ser motivo para que a ação sócio caritativa deixe de acontecer junto daqueles que mais sofrem e sobretudo daqueles que são e serão vítimas das consequências físicas e económicas que advirão desta crise que se está a viver”.
A Igreja precisa de “uma caridade inventiva que responda às necessidades de cada comunidade”, escreveu o cónego Francisco Crespo.
LFS