Lisboa: Patriarca vai apresentar Sínodo

Caminhada até 2016 será explicada este domingo durante o Dia da Igreja Diocesana

Lisboa, 13 jun 2014 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover este domingo, no Estoril, o Dia da Igreja Diocesana, iniciativa marcada pela apresentação do Sínodo que a Igreja Católica local pretende realizar em 2016.

Numa nota publicada através da internet, o diretor do Secretariado Diocesano de Ação Pastoral (SDAP) explica que o encontro geral das comunidades católicas da região de Lisboa vai marcar “o lançamento do programa pastoral não para um ano, mas para os próximos três, com a caminhada sinodal”.

“Em ordem ao Sínodo, passaremos cerca de dois anos, sensivelmente, num caminho preparatório para essa assembleia que deve atingir todas as expressões eclesiais da diocese: paróquias, movimentos, comunidades cristãs quer de base geográfica quer de base eclesiológica”, realça o padre Paulo Franco.

O Dia da Igreja Diocesana de Lisboa vai ser subordinado ao tema “Dai-lhes vós mesmos de comer…”, retirado do Evangelho de São Mateus e que vai ao encontro da proposta pastoral para este ano, intitulada “A fé atua pela caridade”.

Nesse sentido, o programa da manhã deste domingo, na igreja da Boa Nova, na Galiza, Estoril, será “especialmente dirigido aos agentes da pastoral sociocaritativa, aos órgãos executivos das instituições de solidariedade social e a todos os leigos empenhados na área social”.

A apresentação do Sínodo está marcada para a parte da tarde, com uma comunicação do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o lançamento do “Caderno Zero”, uma “introdução da caminhada sinodal”.

“O que é um Sínodo?”, “O porquê de um Sínodo?”, “A importância da caminhada pré-sinodal?” ou “Qual a metodologia e as etapas deste Sínodo?” são algumas das questões a que “o caderno dá resposta”, adianta o padre Paulo Franco.

No próximo mês de setembro, o Patriarcado de Lisboa vai começar a distribuir às comunidades e paróquias, em regime trimestral, “fascículos formativos” no âmbito do Sínodo diocesano.

O objetivo – sublinha o diretor do SDAP – é que “as várias instâncias da vida e da pastoral diocesana”, inspiradas também pelas propostas da Exortação Apostólica do Papa “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho), “possam refletir” acerca da sua ação e que esse trabalho tenha “implicação prática na vida da Igreja” local.

A reunião da família diocesana de Lisboa, que pretende ser “expressão de comunhão e unidade”, vai ter também em destaque a divulgação do “logótipo oficial” que dará cor e vida a toda a caminhada sinodal.

Um sínodo é um encontro de representantes da Igreja Católica que tem como principal objetivo a discussão de matérias essências ao funcionamento ou melhoria das estruturas eclesiais.

Pode ter um caráter geral, envolvendo bispos das mais diversas partes do mundo, ou então mais local, como por exemplo no caso do Patriarcado de Lisboa, envolvendo clero, religiosos e leigos na construção do futuro da diocese.

O Sínodo de Lisboa deve acontecer no final de 2016, para coincidir com a comemoração dos 300 anos da elevação da diocese a Patriarcado.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR