D. Rui Valério participou em encontro no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal

Lisboa, 22 set 2025 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa sublinhou a necessidade de iniciar a renovação da Cúria Diocesana, na assembleia em que participou no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, no Patriarcado de Lisboa, que decorreu nas passadas quinta e sexta-feira.
D. Rui Valério defende que a renovação deve ser realizada através da ação concreta de cada um, procurando imprimir um estilo mais sinodal ao quotidiano e reforçou ainda a importância das relações humanas como chave fundamental para o trabalho eclesial, informa o Patriarcado de Lisboa.
Mais de 40 pessoas, entre bispos, sacerdotes, diáconos e leigos participaram na assembleia da Cúria Diocesana, a convite do moderador D. Nuno Isidro, bispo Auxiliar de Lisboa.
No encontro, que teve como objetivo rezar e discernir sobre o serviço pastoral da Cúria Diocesana, reforçando a vivência da prática sinodal, abordaram-se e aprofundaram-se diversos temas através do método do “diálogo no Espírito”.
De acordo com o site do Patriarcado de Lisboa, na assembleia foram trabalhados nove temas fundamentais: o enraizamento espiritual da ação pastoral; as relações institucionais marcadas pela fraternidade; a cultura sinodal, real e participativa; o foco missionário; a organização funcional, clara e atualizada; os processos pastorais em conjunto; a coordenação sustentada no acompanhamento; a comunicação interna e externa; e, por fim, a gestão transparente ao serviço de todos.
No segundo dia de trabalhos, o patriarca de Lisboa presidiu à Eucaristia, na qual durante a homilia deixou uma palavra de gratidão pelo serviço prestado por todos os membros da cúria e convidou cada um a viver a centralidade de Cristo nas suas relações e responsabilidades, recordando que a dimensão espiritual deve estar no centro de tudo.
“Construamos relações saudáveis, uns com os outros, tendo Cristo como fundamento. Que Ele seja a razão de ser da nossa comunhão”, encorajou.
LJ/OC