Lisboa, 03 nov 2014 (Ecclesia) – O patriarca sírio Gregório III Laham apelou aos portugueses e ao mundo para mobilizarem vontades para que a paz se sobreponha à guerra na Síria.
“Recorro a vós, benfeitores da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e a todos os portugueses, para que façam tudo o que estiver ao vosso alcance pela paz na Síria”, disse o patriarca da Igreja Católica Greco-Melquita, com sede em Damasco.
Gregório III Laham que se encontra em Portugal a convite da Fundação AIS apelou também “ao mundo e à comunidade portuguesa”, em nome de todo o povo Sírio que se encontra “no desespero, na dor e no desânimo” a ajuda “inestimável das orações”.
O responsável religioso, na Missa do Dia dos Fiéis Defuntos transmitida este domingo pela TVI, recordou que a “morte reina na Síria” em consequência de uma guerra civil que dura há quatro anos.
A vinda do líder greco-melquita de Antioquia a Portugal está inserida numa campanha de sensibilização da AIS que inclui ainda a visita do arcebispo de Zahlé, no Líbano, que esta terça-feira participará na apresentação do relatório dedicado à Liberdade Religiosa (Assembleia da República, 17h00).
“A oração e a ajuda à Igreja da Síria será feita a partir de Lisboa e de todo o Portugal, de forma viva e prática, com as nossas contribuições", disse D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e patriarca de Lisboa.
AIS/CB