Iniciativa reuniu os mais novos utentes da Obra das Crianças da Freguesia da Lapa e do Patronato Cristo Rei

Lisboa, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, cumpriu na manhã desta quinta-feira, na zona da Lapa, na diocese, uma visita pascal, acompanhado de crianças, anunciando Cristo Ressuscitado pelas artérias da cidade.
A paróquia da Lapa decidiu reunir os mais novos utentes da Obra das Crianças da Freguesia da Lapa e do Patronato Cristo Rei com D. Rui Valério, numa iniciativa para a qual foram convidadas todas as escolas da zona e em que esteve presente o pároco, cónego Duarte da Cunha, informa o patriarcado de Lisboa.
O acolhimento aconteceu pelas 10h, na Igreja Nossa Senhora da Lapa, na Rua da Lapa, situada junto à Basílica da Estrela.

Perante as crianças que encheram o templo, após o cântico inicial foi explicado o espírito da celebração e benzidas as cruzes e a água.
O envio dos compassos aconteceu meia hora mais tarde e a saída da igreja foi feita a cantar, com os sinos a tocar em simultâneo.
“Durante este percurso, o compasso anuncia Cristo Ressuscitado e o sacerdote benze as respetivas lojas (que previamente anunciam vontade de receber a Cruz, colocando flores à porta ou um tapete de flores no passeio), os seus proprietários e clientes que se encontrem”, explicou um comunicado da paróquia da Lapa, citado pelo Patriarcado de Lisboa.
Na chegada às escolas, o compasso visitou também cada sala de aula.
O patriarca de Lisboa e todos os sacerdotes e diáconos que participaram na Visita Pascal reuniram-se, no final, na Obra das Crianças “para almoçar e fazer festa com o compasso e a equipa da casa”, refere a nota.
LJ/OC