Lisboa: Patriarca publica nomeações pastorais 2025, convidando todos a acolhê-las como «uma oportunidade de exame de consciência»

D. Rui Valério fala em «momento de renovação para a vida da Igreja»

Foto Patriarcado de Lisboa, D. Rui Valério

Lisboa, 04 jun 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa divulgou hoje o decreto de nomeações pastorais para 2025, lançando o convite a todos para que as acolham “como uma oportunidade de exame de consciência”.

“Convido todos a acolher estas nomeações como uma oportunidade de exame de consciência sobre a vida de todas as paróquias e comunidades e ocasião para todos, sem exceção, em espírito sinodal, renovarmos o compromisso de levar a luz do Evangelho a todas as partes e pessoas desta diocese de Lisboa”, afirmou D. Rui Valério.

No documento publicado no site do Patriarcado de Lisboa, o responsável católico escreve que “as nomeações pastorais são um momento para renovação da vida da Igreja, não só das comunidades que recebem novos sacerdotes, mas todo o Patriarcado se renova no empenho missionário que preside a toda e qualquer ação pastoral”.

D. Rui Valério assinala que “a resposta à urgência da missão em Lisboa reveste-se de aspetos particulares quando as nomeações acontecem em pleno Ano Jubilar”.

“Com efeito, nos 2025 anos da Encarnação do Verbo de Deus, que somos convidados a viver como ‘Peregrinos de Esperança’, todos podemos tomar consciência de que somos realmente peregrinos neste mundo e que tudo o que se faz na vida pastoral concreta acontece em ordem a caminhar para a santidade, isto é, a comunhão plena com Deus”, destacou.

Todavia, o patriarca de Lisboa escreve que este ano Jubilar também recorda que “a Esperança não está num ‘amanhã’ inalcançável”.

“Mas a nossa Esperança é o próprio Jesus Cristo, por isso, é uma Esperança que se realiza já hoje, sempre que os corações se voltam para Deus, sempre que se celebra a Eucaristia ou qualquer outro sacramento, sempre que nos lançamos com ardor no serviço da caridade, especialmente junto dos mais necessitados”, pode ler-se.

O decreto reúne o conjunto de nomeações de novos párocos e vigários paroquiais, bem como para outro serviços diocesanos: administrador paroquial, ministério paroquial, cúria diocesana, seminários, assistentes espirituais e reitorias – capelanias.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top