Lisboa: Patriarca preside a ação de graças pela canonização de frei Bartolomeu dos Mártires

Lisboa, 15 nov 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir hoje a uma missa por ocasião da canonização de São Bartolomeu dos Mártires, às 18h15, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires.

A proclamação solene do decreto que inscreve Frei Bartolomeu dos Mártires no Livro dos Santos aconteceu este domingo, dia 10 de novembro, na Sé de Braga.

Segundo o Boletim da Santa Sé do dia 6 de julho de 2019, o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis dos membros da congregação e estendeu o culto litúrgico em honra ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” – um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa “vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica.

LFS

Igreja: Canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires celebrada em Braga

Partilhar:
Scroll to Top