Lisboa: Patriarca envia votos de «rápida recuperação» ao Papa

D. Rui Valério deixa mensagem de agradecimento, na ordenação de bispo auxiliar

Foto: Vatican Media

Lisboa, 16 fev 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa enviou hoje uma mensagem de agradecimento ao Papa, na ordenação de D. Rui Gouveia, bispo auxiliar, apresentando votos de “rápida recuperação” a Francisco.

“Neste momento de celebração, quero dirigir a Deus as minhas orações, assim como as de todos os diocesanos do Patriarcado de Lisboa, pela saúde de Vossa Santidade. Fazemos votos de rápida recuperação e suplicamos a Nossa Senhora de Fátima que seja o Vosso refúgio e consolação neste momento de maior dificuldade”, escreve D. Rui Valério.

Numa mensagem divulgada pelo portal do Patriarcado, o responsável católico assinala que a Igreja de Lisboa vive hoje um dia de festa com “com o dom de um novo pastor, o bispo auxiliar D. Rui Gouveia”.

“Agradecemos a Vossa Santidade o pastoreio sábio e fiel de toda a Igreja e por ter sido canal de Deus para transmitir ao Patriarcado este dom, sinal de esperança neste ano jubilar”, assinala D. Rui Valério, que preside à Missa de ordenação episcopal, na Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora.

Em declarações aos jornalistas, antes da celebração, D. Rui Valério convidou a rezar “pelas melhoras” do Papa.

“Enviei-lhe há poucas horas um telegrama, em nome do Patriarcado de Lisboa para, ao mesmo tempo, lhe agradecer a dádiva de um novo bispo auxiliar e, por outro lado, para lhe manifestar o nosso empenho em rezar pelas suas rápidas melhoras”, precisou.

D. Rui Gouveia foi nomeado como auxiliar do Patriarcado de Lisboa pelo Papa Francisco, a 10 de dezembro de 2024.

O novo bispo era pároco da Anunciada e assistente diocesano da Pastoral Familiar, em Setúbal.

Francisco, que foi internado no Hospital Gemelli, de Roma, durante a manhã de sexta-feira, encontra-se em “repouso absoluto”, por recomendação médica, após lhe ter sido diagnosticada uma infeção respiratória.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top