D. Rui Valério contactou com crianças da unidade de saúde, no âmbito do Jubileu da caridade, no dia seguinte ao Dia Mundial do Doente
Lisboa, 13 fev 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa visitou esta quarta-feira o Serviço de Pediatria do IPO – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil e agradeceu o serviço de funcionários, colaboradores e voluntários daquele hospital Público do Serviço Nacional de Saúde.
“Neste dia, nesta comunidade do IPO, eu só quero agradecer a vossa dedicação e a vossa entrega. Porque, caras irmãs e caros irmãos, vós que aqui trabalhais, que aqui vos dedicais, com um espírito de abnegação fascinante, representam muitas vezes esta parte boa do ser humano. Quero-vos agradecer por isso”, afirmou D. Rui Valério, informa o Patriarcado de Lisboa.
A ida do patriarca de Lisboa ao IPO aconteceu no âmbito de uma das iniciativas do Ano Santo no Patriarcado, o Jubileu da Caridade, em particular da presença da Cruz do Ano Jubilar nesta unidade de saúde da capital, um dia depois do Dia Mundial do Doente, assinalado a 11 de fevereiro.
Nas palavras que dirigiu aos profissionais e voluntários, D. Rui Valério destacou-os como “um exemplo”, “um desafio” e “um pilar que sustenta e que deve sustentar uma nação”.
“Nós como povo, nós como comunidade nacional estamos assentes nos alicerces de bem que brotam do vosso coração, da vossa ação, da vossa entrega, da vossa competência, da vossa dedicação. Obrigado!”, disse.
O patriarca começou a homilia, da Missa a que presidiu na capela do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, situada no 7º piso do edifício principal, por salientar que “aquilo que é decisivo é o sopro da vida que Deus efetua sobre o próprio ser humano”.
“Aí, torna-se verdadeiramente ser humano, pessoa, e a sua dignidade está e reside nesse sopro de Deus que foi concedido a cada um de nós”, referiu.
Segundo D. Rui Valério, esta é uma forma bonita de dizer que todos são “feitos para Deus”, porque foram “feitos a parti d’Ele”: “E este é o nosso horizonte”.
“Quando estamos em circunstâncias de recordar e de celebrar em memória e em saudade de alguém que já partiu, eu digo com alguma propriedade: nós viemos de Deus e é para Deus que nos encaminhamos. Ele é a nossa fonte e é o nosso horizonte. Portanto, a nossa dignidade reside exatamente neste sopro”, disse.
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/Patriarcado-de-Lisboa_8-391x260.jpg)
Perante o capelão do IPO de Lisboa, padre Custódio Langane, do diretor da Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa do Patriarcado de Lisboa, padre Fernando Sampaio, e do vigário da Vigararia Lisboa V, padre Nuno Rosário Fernandes, além de médicos, voluntários e utentes, o responsável católico realçou que “o ser humano, aquele mesmo que é capaz de más intenções, também é capaz de boas intenções”.
“Aquele que é capaz de imoralidades, também é capaz de ética de moralidade e de nortear uma vida a partir de valores e de referências. Aquele mesmo ser humano que é capaz de roubar, também é capaz de partilhar, de solidariedade, de se entregar a si próprio”, defendeu.
Segundo informa o patriarcado de Lisboa, após a Missa, D. Rui Valério visitou, acompanhado do capelão, as crianças do Serviço de Pediatria do IPO – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, tendo recebido uma prenda das mãos dos mais pequenos e no final teve um breve encontro com a equipa do serviço.
LJ