D. Rui Valério apela a «renovação do compromisso da vida eclesial»
Lisboa, 25 jul 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa divulgou o decreto de nomeações para 2024/2025, desejando que esta seja uma oportunidade de “renovação”, nas comunidades católicas.
“O fim de um ano pastoral e o início de outro é sempre momento que favorece a renovação do compromisso da vida eclesial, sobretudo de recordação da grande missão a desempenhar: a santificação, o anúncio e o serviço”, escreve D. Rui Valério.
O documento, divulgado online pelo Patriarcado, sublinha que “o propósito da missão deve impregnar todo o ser e agir das paróquias, comunidades e serviços da nossa diocese. Isto só será verdade se, em primeiro lugar, for o nosso próprio coração tomado pelo ardor do amor de Cristo, que envia em missão”.
“O estilo sinodal com que o Papa Francisco quer animar toda a vida eclesial nasce sempre do compromisso missionário. Somos discípulos missionários e não podemos ser outra coisa”, indica D. Rui Valério.
Este propósito de missão só pode nascer da consciência de que não estamos sozinhos, mas que o Senhor Jesus nos acompanha sempre, Ele está no meio de nós sempre que nos reunimos e agimos em Seu nome. Deste modo, enfrentam-se as adversidades não porque temos os meios humanos necessários, mas porque a graça de Cristo nos precede e acompanha sempre”.
O decreto elenca o conjunto de nomeações de novos párocos e responsáveis de serviços diocesanos.
OC