Sheik Munir valorizou a conversa «sem barreiras» com D. Rui Valério, manifestando «preocupação» por afirmações nas redes sociais contra muçulmanos

Lisboa, 22 jan 2026 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa visitou hoje a Mesquita Central da cidade num encontro “informal”, que permitiu a conversa sobre “vários temas” e o conhecimento dos vários espaços da mesquita.
“Esteve, conversou, viu a mesquita toda, assistiu à oração que nós tínhamos das 14h, mas antes almoçamos e durante o almoço – estávamos 10 pessoas, não mais que isso – conversámos sem barreiras, à vontade, partilhámos as nossas preocupações e foi muito, muito, muito positivo”, disse o sheik David Munir à Agência ECCLESIA.
O imã da Mesquita Central de Lisboa disse que os “encontros informais têm muita importância” e ajudam as pessoas a “criar proximidade” com quem professa outra religião ou tem outra confissão religiosa, ajudando a “quebrar barreiras”.
Sheik Munir disse que o encontro foi também uma ocasião para “partilhar a preocupação” pelas manifestações contra a comunidade muçulmana, nomeadamente nas redes sociais, lembrando que é necessário “informar as pessoas” para que não sejam “levadas facilmente” por opiniões deixadas no espaço público.
David Munir disse que a Mesquita Central de Lisboa tem a tradição de convidar líderes e representantes de outras religiões a visitar o tempo de culto dos muçulmanos e referiu-se também à importância da visita das lideranças políticas.
“Se aqueles políticos que dizem serem democratas e que dizem que respeitam a liberdade religiosa, se eles também visitassem vários lugares do culto, das várias crenças, seria um bom exemplo para outros políticos que tenham uma ideia completamente diferente, afirmando, acrescentando que “a ideia de eu considerar o outro inferior já é caótica”.
O imã da Mesquita Central de Lisboa lembrou que, em diferentes atos eleitorais, já receberam vários os candidatos e disse que, nas eleições presidenciais, os que vão a eleições “serão sempre bem-vindos”.
“Nessas visitas, falamos da situação social do país, de todos, sobre a saúde, sobre a educação, sobre a imigração, aquilo que é importante para a sociedade. Não é para falarmos só de nós. Caso haja alguma pergunta ou uma questão sobre isso, tentamos”, afirmou.
Sheik David Munir disse que a visita do patriarca de Lisboa acontece no seguimento da participação de uma delegação da Comunidade Islâmica de Lisboa na Missa do Galo, nos últimos anos, também com o anterior patriarca, numa expressão do “valor” que tem para a sociedade portuguesa.
“Nós vivemos num país maioritariamente católico, ou cristão, e é muito importante [a Missa do Galo, ndr] para as pessoas que estão lá presentes e que participam. E nós queríamos que as pessoas que estivessem lá sentissem que também estamos com eles”, afirmou o imã da Mesquita Central da Lisboa.
LS/PR
