Lisboa: Patriarca convida à participação no Dia Jubilar Diocesano (c/vídeo)

D. Rui Valério sublinha centralidade da esperança na vivência do Ano Santo

Lisboa, 28 mai 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, convidou os católicos da diocese à participação no Dia Jubilar Vem Ver’, que vai decorrer durante o dia de sábado, no Estoril.

“Venho ao vosso encontro para, no itinerário da peregrinação da esperança que estamos a viver, vos convocar e vos convidar para virem e verem, no próximo dia 31 de maio, a celebração da nossa Jornada Jubilar do Patriarcado de Lisboa”, refere D. Rui Valério, numa mensagem divulgada online e enviada à Agência ECCLESIA.

O programa inclui torneios desportivos, momentos musicais e celebrações religiosas.

“É uma caminhada e é uma meta toda ela iluminada pela esperança, essa força que transforma toda a circunstância de vida em promessa e é a força que alimenta para retomar as grandes etapas da vida”, convocou D. Rui Valério, numa mensagem em vídeo.

O Dia Jubilar Diocesano ‘Vem Ver’ é organizado pelo Patriarcado de Lisboa para assinalar o Jubileu da Esperança que a Igreja Católica esta a viver este ano, por iniciativa do Papa Francisco.

“Será um dia de celebração para todos os lugares e realidades do Patriarcado, reunidos no Jardim do Estoril junto do seu bispo”, indica a nota enviada aos jornalistas.

As várias atividades do dia incluem a inauguração e bênção da Rotunda Papa Francisco, a partir das 11h30.

Às 13h00, dá-se início à Caminhada pela Paz, que começa na Rotunda Papa Francisco e termina nos Jardins do Casino Estoril.

De tarde, os participantes vão reunir-se no jardim para assistir ao espetáculo preparado pelos Jovens da ‘Missão País’ e participar na Eucaristia presidida pelo patriarca de Lisboa.

A noite será marcada pelo concerto de ‘Hakuna Group Music’, o grupo de jovens que tem marcado as novas gerações na vizinha Espanha, e pelo concerto do Rui Veloso Trio, o grande nome da música portuguesa, num formato único: um concerto intimista com trio de guitarras, com Alexandre Manaia e Eduardo Espinho”, informa o comunicado.

“Este é o grande dia do jubileu na nossa diocese”, disse Rodrigo Figueiredo, membro da organização desta atividade.

“É um dia cheio com propostas para todos, houve mesmo este esforço para criar propostas para todos, desde os adultos até às crianças de 3 anos” referiu, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A participação no Dia Jubilar Diocesano é gratuita, mas por motivos logísticos, pede-se “inscrição apenas nas atividades da manhã”, refere a organização.

PR/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top