Lisboa: Patriarca apresenta prioridades no acolhimento de migrantes

D. Rui Valério destaca importância da família, dignidade humana e habitação, em encontro com instituições do setor

Foto: Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 17 set 2025 (Ecclesia) – D. Rui Valério encontrou-se com várias instituições ligadas ao acolhimento e integração de pessoas migrantes, a quem sublinhou a importância da família, dignidade humana e habitação, informou hoje o Patriarcado de Lisboa.

Numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA, o patriarca destacou que a família “é um valor essencial para a Igreja e desempenha um papel determinante no processo migratório, como espaço de pertença e sustentação afetiva”.

O responsável católico sublinhou ainda a centralidade da dignidade humana, que deve ser “a base de todo o trabalho realizado e a realizar, garantindo que cada pessoa é reconhecida na sua plena humanidade e no seu valor único”.

Em cima da mesa esteve ainda a questão da habitação, “um dos principais problemas que afeta as pessoas em situação mais vulnerável, entre as quais se encontram muitos migrantes”.

A reunião de trabalho foi promovida pela Cáritas Diocesana de Lisboa, pelo Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e pela Pastoral Social do Patriarcado de Lisboa, tendo decorrido no Seminário dos Olivais, a 10 de setembro.

Estiveram presentes a Comunidade Vida e Paz, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal), a Universidade Católica Portuguesa, o Centro Social 6 de Maio e a Fundação Solicitude.

O encontro, onde participou também D. Nuno Isidro, bispo auxiliar, teve como objetivo “elaborar um resumo do trabalho social desenvolvido pela Igreja de Lisboa junto da população migrante, de forma a potenciar a sua divulgação e articulação”.

O Patriarcado de Lisboa adianta que “mais encontros estão previstos, envolvendo outras entidades, para partilhar experiências, preocupações e especificidades de cada realidade local”.

A iniciativa surge no seguimento do Jubileu dos Migrantes, e do Encontro ‘A Igreja, Lugar de Esperança’, que teve lugar na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, no dia 14 de março, do qual resultou uma Carta de Compromisso, assinada por mais de 120 pessoas individuais e entidades.

A nota publicada online recorda que, no âmbito do Jubileu dos Migrantes, foi publicado o ‘Dossier Migrações para a Igreja de Lisboa’, que se apresenta como “um documento com informações relevantes sobre o tema das migrações, incluindo dados sobre o fenómeno na Diocese de Lisboa, que possa esclarecer e apoiar o trabalho dos agentes pastorais da diocese ou qualquer parte interessada”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top