Lisboa: Patriarca alerta para «perspetivas individuais» na afirmação da fé

Lisboa, 02 mar 2013 (Ecclesia) – A terceira catequese quaresmal do cardeal-patriarca de Lisboa, lida hoje pelo bispo auxiliar D. Joaquim Mendes, alertou para o risco de sobrepor “perspetivas individuais” à própria Igreja na afirmação da fé.

“Esta é uma questão importante em todos os tempos, mas é-o, de modo particular, no nosso tempo, com uma sensibilidade particular à liberdade individual que pode levar a um certo individualismo que relativiza a identificação com a comunidade a que se pertence”, refere o texto, apresentado na Sé de Lisboa, num momento em que D. José Policarpo se encontra em Roma para participar no próximo Conclave.

A catequese foi lida este sábado dado que no domingo decorre o encerramento da visita pastoral à vigararia [conjunto de paróquias] Caldas da Rainha-Peniche, iniciada no mês de janeiro.

Segundo D. José Policarpo, a “profissão da mesma fé manifesta a unidade da Igreja” e esse é um testemunho que a comunidade católica “presta à humanidade, tão necessitada de modelos que sejam estímulos”.

“O facto de a minha fé ser a fé da Igreja não lhe tira a qualidade de fé pessoal. Significa, isso sim, que eu me identifico como pessoa, não apenas pela minha inteligência e pela minha liberdade, mas também na minha adesão total à comunidade a que pertenço”, precisa.

As catequeses têm transmissão vídeo, em direto no MEO KANAL do Patriarcado, em 210021, no Site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt) e em http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top