Ciclo «Creio na Univerdade» começa com o tema da«esperança na Literatura e na Arquitetura»
Lisboa, 27 fev 2025 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa promove a iniciativa “Creio na Univerdade” para dialogar sobre o tema da esperança, a partir de diferentes áreas do saber, a partir de hoje, de 27 de fevereiro a 25 de setembro.
“Com a finalidade de marcar a vivência do Jubileu, a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa convidou 12 personalidades, na sua esmagadora maioria figuras de relevo no contexto do Ensino Superior e da investigação científica em Portugal, para conversas abertas sobre a Esperança”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, o antigo diretor da Faculdade de Letras Miguel Tamen, o médico António Sarmento e o músico Manuel Fúria, são alguns dos intervenientes no projeto “Creio na Universidade”.
Cada sessão vai decorrer, ao fim da tarde da última quinta-feira de cada mês, no Auditório da Cantina Velha da Universidade de Lisboa, começa com um convite para lanchar, às 18h30, a que se vai seguir a conversa entre os dois oradores convidados, entre as 18h45 e as 19h45; após um diálogo durante 15 minutios em pequenos grupos, “em espírito sinodal”, os oradores respondem às perguntas dos participantes, a partir das 20h00.
“Creio na Universidade” é uma iniciativa organizada por uma equipa de docentes de diferentes instituições de ensino de Lisboa, nomeadamente Alexandra Assis Rosa (Faculdade de Letras), Henrique Leitão (Faculdade de Ciências), Inês Marques (Técnico), José Diogo Ferreira Martins (Católica Medical School), Lívia Franco (Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica), Ricardo Zózimo (Nova SBE), Teresa Reynolds, e os padres Nuno Amador, diretor da Pastoral Universitária, e Miguel Vasconcelos, capelão da Universidade Católica Portuguesa.
Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, os organizadores consideram que “os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo e os inúmeros séculos em que no Ocidente se acredita que é possível conhecer a verdade não são acontecimentos independentes”.
“Acreditamos que as duas coisas estão intimamente ligadas e, em ano de Jubileu, queremos ir mais longe nessa convicção”, acrescentam.
O projeto “Creio na Universidade” decorre entre fevereiro e setembro, com pausa nos meses de julho e agosto.
PR
A Esperança na Literatura e na Arquitectura A Esperança no Direito e na Matemática A Esperança na Medicina e no Cinema A Esperança na Teologia e na Engenharia A Esperança na Ciência Política e na Gestão A Esperança na Música e na Filosofia |