Diretor do Centro Comunitário de Famões diz que «o desafio da comunhão, que distingue a Igreja, tem que ser posto em prática também na parte social»
Lisboa, 15 set 2011 (Ecclesia) – As paróquias de Famões, Ramada, Póvoa de Santo Adrião e Santo António dos Cavaleiros, da diocese de Lisboa, querem unir esforços e equipamentos sociais para atuarem de forma mais eficaz junto das populações carenciadas.
Em entrevista ao Programa da Igreja Católica desta quarta-feira, na Antena 1, o diretor do Centro Comunitário Paroquial de Famões (CCPF), considera que este seria um passo “importante”, uma vez que no setor social “o financiamento é menor e mais difícil”.
“As pessoas têm de se abrir umas às outras e está na altura de deixarmos de olhar para as nossas capelazinhas” sublinha Júlio Francisco, para quem “o desafio da comunhão, que distingue a Igreja, não pode ser uma ideia teórica, tem que ser posto em prática também na parte social”.
Famões, Ramada e Póvoa de Santo Adrião (concelho de Odivelas) e Santo António de Cavaleiros (Loures) acolhem em conjunto mais de 80 mil habitantes, que têm sentido na pele os efeitos da crise económica e social.
Para já, as quatro paróquias pretendem começar por resolver as necessidades básicas das famílias, sobretudo na alimentação, apostando em projetos financeiramente sustentáveis.
“Estamos a conversar para ver se conseguimos pôr de pé uma estrutura que permita criar uma central de compras que possa majorar a qualidade e os próprios preços dos fornecedores, tentar ver também se podemos beneficiar da experiência uns dos outros”, adianta o diretor do CCPF.
À frente daquela instituição particular de solidariedade social desde 2001, Júlio Francisco olha para as soluções de proximidade e vizinhança como algo necessário “em qualquer parte do mundo” e lamenta que estas “mais-valias” não tenham um lugar mais importante na sociedade.
“Em Portugal não temos muito uma cultura da solidariedade e isto é tudo uma educação”, aponta.
Na semana em que a Igreja Católica reflete sobre «Desenvolvimento local, caridade global» no 27º encontro da pastoral social, o programa Ecclesia apresenta projetos e respostas de proximidade, em pequenas comunidades, que manifestam a preocupação pelo bem comum.
PRE/JCP