Lisboa, 25 jan 2024 (Ecclesia) – Os ‘Encontros de Santa Isabel 2024’, promovidos pela paróquia com o mesmo nome da cidade de Lisboa, têm como tema ‘Empreendedores de sonhos, construtores da Paz’, e terminam, esta quinta-feira, com uma reflexão sobre o caminho sinodal.
No programa enviado à Agência ECCLESIA, a Paróquia de Santa Isabel informa que este último encontro do ciclo 2024 tem como tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. O caminho sinodal’.
Para este encontro contam com um diálogo entre o jornalista António Marujo (7Margens) e Inês Costa Pereira, a partir das 21h30, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo.
O Vaticano apresentou, no dia 12 de dezembro de 2023, um conjunto de orientações para os meses que precedem a segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que apela à mobilização das comunidades católicas.
O documento convida a cada Igreja local “a efetuar uma nova consulta, determinando as modalidades concretas com base no que parece possível no tempo disponível”: o relatório de síntese da primeira sessão, disponível online, é apresentado como “ponto de referência para o caminho do Povo de Deus no tempo entre as duas Sessões.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou orientações para a continuidade do processo sinodal nas comunidades católicas, pedindo que as dioceses enviem novos contributos até fim de março de 2024.
Os trabalhos da primeira sessão desta Assembleia sinodal, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, decorreram entre 4 e 29 de outubro de 2023, tendo aprovado um documento de síntese; a segunda etapa vai decorrer em outubro de 2024, com os mesmos participantes.
Os ‘Encontros de Santa Isabel 2024’, nas quintas-feiras, deste mês de janeiro, colocaram em diálogo D. Rui Valério, patriarca de Lisboa, com a jornalista Maria João Avillez, sobre ‘O encontro com Jesus, uma história de vida. “Manter viva a chama da JMJ”’, depois Mónica Dias e José Tomaz Castello Branco, Instituto de Estudos Políticos, UCP, com Jorge Wemans, refletiram sobre a questão ‘Num mundo em guerra, como falar da Reconciliação e da Paz?’, e Maria Lúcia Amaral, provedora de Justiça, com Sofia Câmara conversaram sobre ‘Cuidar da Casa Comum: sociedade, justiça, bem’.
LFS/CB