Lisboa, 27 jul 2017 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz, no Patriarcado de Lisboa, assinalou esta quarta-feira o Dia dos Avós que juntou idosos e crianças numa “celebração intergeracional”.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz informa que com “especial agrado” registou a presença de um número “muito significativo” de avós e netos numa ação pastoral que se tornou “intergeracional e conseguiu juntar várias gerações de uma mesma família”.
O convite realizado ao longo de várias semanas a todos os avós do Bairro Padre Cruz e da Serra da Luz foi para participarem na Eucaristia com “filhos, netos e bisnetos”.
“A Igreja estava verdadeiramente matizada em tons de avós e netos! Em tons de família”, acrescenta a nota, destacando que em “espírito de oração conjunta” todos os presentes deram as mãos “num momento de oração particular”.
O Dia dos Avós, que se assinala anualmente a 26 de julho, acontece na memória litúrgica de São Joaquim e de Santa Ana, pais de Nossa Senhora, avós de Jesus.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz explica que eram muitos os objetivos de assinalar o dia de forma especial, desde logo, juntar os mais idosos e os mais novos “num momento celebrativo muito especial” e celebrar uma relação “com benefícios mútuos”.
O desafio da paróquia do Patriarcado de Lisboa era também assinalar a presença “sempre permanente e diligente” dos mais idosos junto dos mais jovens e pelo quanto “de valioso e importante” cada avô e cada avó assumem na vida da família, como uma “inalienável «reserva sapiencial»”.
O Dia dos Avós também foi assinalado pelo Papa Francisco, através da rede social Twitter, e pela Igreja Católica em Portugal, numa mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família.
CB