Alfragide, 11 dez 2017 (Ecclesia) – A Paróquia de Alfragide vai acolher no próximo sábado, dia 16 de dezembro, a celebração de uma Missa do Parto, por iniciativa de um grupo de católicos madeirenses.
A página online da Diocese do Funchal, que dá destaque a este evento, adianta que esta proposta “vai já o seu quarto ano” de realização “e tem vindo a contar com um número crescente de participantes”.
Trata-se de “uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense”, que invoca “nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria, que há-de dar à luz o Menino Jesus”.
A Missa do Parto tem início previsto para as 6h30 da manhã, na igreja da Divina Misericórdia, situada junto ao Estado Maior da Força Aérea, na Paróquia de Alfragide.
“O facto de serem celebradas tão cedo, ainda antes do nascer do sol”, deve-se em termos históricos “a uma preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava cedo, e ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo”, explica o serviço informativo da Diocese do Funchal.
JCP